Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com indicativo de greve, enfermeiros e técnicos da Prefeitura decidem amanhã se paralisam

Com cinco anos sem reajuste, categoria pediu 28% de reposição salarial em proposta enviada à prefeitura em abril.
Arquivo -

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da Prefeitura Municipal de avaliam nesta quinta-feira (21) se deflagram greve na Capital. O Sinte (Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem do Município de Campo Grande-MS), que representa a categoria, reivindica aumento de 28% no salário-base. A proposta que deu início às negociações foi enviada no fim de abril, mas, até o momento, a Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento) não deu uma devolutiva.

A partir disso, o sindicato convocou para às 19h desta quinta-feira (21), no auditório da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais de Educação Pública), assembleia que confirmará ou não a greve da categoria, em termos que serão definidos durante o ato. No último dia 14, a propósito, enfermeiros e técnicos de enfermagem do município já haviam deliberado pelo indicativo de greve, devido a falta de resposta do Executivo.

De acordo com Ângelo Evaldo Macedo, presidente interino do Sinte, somente uma contra-proposta do município poderia reverter a possibilidade de que a categoria paralise.

“A probabilidade de que a categoria delibere por uma greve é muito grande, pois estamos falando de uma proposta que foi entregue no fim de abril, antes da data-base, que é maio; e de uma categoria que há cinco anos não recebe nem a reposição da inflação”, declara.

Segundo o sindicalista, o Sinte havia fechado acordo de cooperação com o município a fim de que, em 2018, a gestão do prefeito Marquinhos Trad (PSD) desse atenção especial aos enfermeiros.

“Tivemos aí nas gestões anteriores diversos problemas que fizeram com que a receita da Prefeitura não tivesse musculatura para atender nossas reivindicações. Ano passado, fizemos um compromisso com a Prefeitura, sabendo dessas dificuldades, para que neste ano a categoria recebesse o devido olhar. Mas, isso não vem acontecendo, infelizmente”, destaca.

A proposta enviada pelo Sinte em abril pede reposição salarial de 28% na base, a volta do adicional por insalubridade, retirado na gestão do então prefeito André Puccinelli (MDB), a criação de um abno para os técnicos de enfermagem e melhoria das condições de trabalho, em termos gerais.

O Sinte representa, atualmente cerca de 1600 servidores municipais, dentre enfermeiros e técnicos de enfermagem. A categoria também denuncia que, a fim de colaborar com a redução de gastos, aceitou redução de escalas nas UPA (Unidades de Pronto Atendimento) e CRS (Centros Regionais de Saúde).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Contratação temporária e dispensa de licitação: O que foi liberado na emergência da saúde

VÍDEO: Perseguição a caminhonete na Gunter Hans acaba em acidente em Campo Grande

Moradores da Aldeia Água Funda aproveitam tempo firme para recuperar estragos causados por temporal

Final da Copa Rei terá duelo entre brasileiros, diz jornal

Notícias mais lidas agora

Prefeitura decreta situação de emergência na saúde e UPAs serão usadas para internação em Campo Grande

Após decreto de emergência, vacina contra a gripe será liberada para toda a população de Campo Grande

Acordo da JBS com MPMS pode enterrar ação contra mau cheiro em Campo Grande

Dudu é barrado contra o Vasco por Leonardo Jardim após reclamar de reserva no Cruzeiro

Últimas Notícias

Brasil

Fraude no INSS: Governo começa ressarcimento a beneficiários em maio

Governo orienta a não acessar links enviados por e-mail ou rede social

Cotidiano

Saiba tudo sobre novo exame de Papanicolau do SUS que detecta vírus HPV precocemente

Com sensibilidade de 97%, novo exame permite detecção precoce de infecção pelo HPV, principal causa do câncer de colo de útero

Famosos

Após ficar em coma, Maidê Mahl mostra rotina em clínica de reabilitação; confira

Maidê Mahl entrou em uma clínica de reabilitação após o episódio de desaparecimento e coma que vivenciou em 2024; entenda

Cotidiano

Forro de banheiro da Santa Casa despenca durante banho de paciente

Apesar do susto, ninguém se feriu