Com a proximidade do feriado, operação Pré-Piracema intensifica fiscalização nos rios de MS
A PMA (Polícia Militar Ambiental) irá reforçar a fiscalização nos rios de Mato Grosso do Sul com a operação Pré-Piracema. O objetivo é prevenir e reprimir a pesca predatória, já que, além da proximidade do fenômeno da Piracema, a quantidade de turistas e pescadores aumenta durante o feriado no estado. A Piracema é um fenômeno […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A PMA (Polícia Militar Ambiental) irá reforçar a fiscalização nos rios de Mato Grosso do Sul com a operação Pré-Piracema. O objetivo é prevenir e reprimir a pesca predatória, já que, além da proximidade do fenômeno da Piracema, a quantidade de turistas e pescadores aumenta durante o feriado no estado.
A Piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes e, em tupi, significa a ‘subida do peixe’. “O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova – e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados”, explica a PMA.
A operação Pré-Piracema teve início na segunda-feira (1) e envolve 362 policiais. A fiscalização englobará também as operações “Padroeira do Brasil” e “Dia de Finados”, que são realizadas todos os anos. A operação Pré-Piracema acontece até o dia 5 de novembro, quando começa o período de fechamento da pesca na Bacia do rio Paraguai.
Durante a operação no ano passado, a PMA autuou 133 pessoas por infrações e crimes ambientais, apreendeu 605 kg de pescado e aplicou R$ 884 mil em multas, com um valor de R$ 85.650,00 em multas apenas por pesca ilegal.
Alerta aos pescadores
A PMA alerta para que as pessoas cumpram as leias ao praticar a pesca. Mesmo com a pesca aberta, várias atitudes são crimes, inclusive, com as mesmas penalidades de pescar em período de Piracema, por exemplo: pescar com petrechos ou com método de pesca proibidos, em quantidade superior à permitida, ou em local proibido e capturar pescado com tamanho inferior ao permitido.
O pescador pode ser preso, algemado, encaminhado à delegacia de Polícia, onde é autuado em flagrante delito. Caso não seja reincidente, pode sair sob fiança, mas em caso de reincidência, o pescador fica detido. Segundo a PMA, os produtos da pesca, barcos motores e veículos são apreendidos.
(com informações da PMA)
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu no MS
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.