Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chegada do Inverno traz mudança no clima e na paisagem em Mato Grosso do Sul

Uma nova estação chega nesta quinta-feira (21) e promete mudar o clima e a paisagem em todo o Mato Grosso do Sul. O inverno começa oficialmente às 6h07 desta quinta-feira e já promete ter o dia mais curto e a noite mais longa do ano.
Arquivo -

Uma nova estação chega nesta quinta-feira (21) e promete mudar o clima e a paisagem em todo o Mato Grosso do Sul. O Inverno começa oficialmente às 6h07 desta quinta-feira e já promete ter o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

Além de baixas temperaturas, tempo seco e vento, o inverno também irá mudar a paisagem nas cidades com muitas flores e animais polinizadores.

O clima

De acordo com o meteorologista Natalio Abrahao Neto, da Estação Meteorológica Uniderp, nesta semana, as temperaturas estão em elevação no estado e o relatório de Prognóstico do Inverno explica que isto ocorre ocasionalmente na estação devido ao bloqueio causado por massas de ar quente e secas. “Este bloqueio pode estender-se por vários dias, mantendo as condições do tempo estável, com dias ensolarados, sem chuva, com baixa umidade do ar, pouca nebulosidade e com alta concentração de poluentes”.

As temperaturas baixas são esperadas e, segundo a previsão, podem chegar a 2°C em julho, como é o caso de . De acordo com o prognóstico divulgado pela Estação Meteorológica Uniderp, frentes frias e massas de ar polares são os principais sistemas meteorológicos que atuam durante o Inverno. Os fenômenos são responsáveis pela falta de chuva, queda de temperatura, ventos intensos e nevoeiros.

Chegada do Inverno traz mudança no clima e na paisagem em Mato Grosso do Sul
(Foto: Marcos Ermínio)

Floração dos ipês e animais

A chegada da nova estação é caracterizada por tapetes de flores nas cidades. Diversas espécies de ipês florescem durante a estação e farão a festa de observadores de pássaros. Além dos ipês, outra espécie característica do Cerrado floresce durante a estação: as paineiras.

O doutor em Ecologia e professor do programa de pós-graduação em Meio Ambiente da Uniderp, Ademir Morbeck de Oliveira, explica que pelo menos 10 espécies de ipês florescem no período de transição entre o Outono e o Inverno. “A maioria tem a floração justamente neste período. Ipês rosa, amarelo, branco, todas florescem no Inverno”, diz.

De acordo com o professor, a floração e a perda de folhas são estratégias para a dispersão das sementes para reprodução. “O Inverno é caracterizado pelo vento e o ipê é uma espécie que tem a dispersão das sementes pelo vento, se a árvores não tem folhas, o vento vai dispersar suas sementes para uma distância maior”, afirma.

Chegada do Inverno traz mudança no clima e na paisagem em Mato Grosso do Sul
A presença de pássaros e insetos polinizadores também será percebida pela população. (Foto: Marcos Ermínio)

Além da floração das árvores, a chegada do inverno também fará com que alguns animais sejam mais percebidos pela população. Os animais mais presentes das paisagens serão aqueles que fazem a polinização das plantas, como insetos e pássaros. “Quando você tem a floração, significa que também vai ter alimentos. Os insetos vão fazer a polinização, pássaros, periquitos, temos toda uma fauna presente”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após fim de semana de chuvas, MS poderá ter frio com mínima de 11ºC

Semáforo intermitente causa acidente na Avenida Nasri Siufi em Campo Grande

STF tem maioria para condenar cabeleireira que pichou ‘Perdeu, mané’; Fux pede pena menor

Seleção Brasileira terá cor diferente no uniforme número 2 durante a Copa do Mundo

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Operação Arnaque: MP investiga fraude em ações judiciais contra idosos e analfabetos em MS

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Enxurrada arrasta árvore e galhos vão parar dentro de córrego na Ernesto Geisel

Na manhã desta sexta-feira (25), haviam galhos presos nas tubulações do córrego Segredo, na Ernesto Geisel

Famosos

Paula Barbosa se desespera após filho receber diagnóstico falso: ‘Doença grave’

Paula Barbosa surgiu às lágrimas ao relatar o grande susto que passou após o filho recém-nascido receber o diagnóstico falso de uma doença gravíssima

MidiaMAIS

Final do Miss e Mister Indígena acontece neste sábado em Dourados

Evento acontece na Escola Estadual Indígena Tengatui Marangatu, localizada na Reserva Indígena de Dourados (RID)

Brasil

Prisão de Collor é mantida após audiência de custódia; defesa pede domiciliar

Por enquanto, ex-presidente continuará preso na superintendência da Polícia Federal em Maceió