#CG119anos: Reformas em parques prometem reforçar cultura do esporte em Campo Grande
A programação das solenidades de comemoração ao aniversário de 119 anos Campo Grande traz diversos eventos relacionados ao esporte. Para o mês de agosto, o município abriu o processo licitatório para reforma e adequação do Guanandizão, reinaugurou a Praça Esportiva Belmar Fidalgo e mais dois parques importantes da Capital devem passar por reforma.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A programação das solenidades de comemoração ao aniversário de 119 anos Campo Grande traz diversos eventos relacionados ao esporte. Para o mês de agosto, o município abriu o processo licitatório para reforma e adequação do Guanandizão, reinaugurou a Praça Esportiva Belmar Fidalgo e mais dois parques importantes da Capital devem passar por reforma.
O diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Rodrigo Terra, destaca as principais ações no mês de agosto. Além do Ginásio Guanandizão e a praça Belmar Fidalgo, o diretor-presidente ressalta as ações esportivas em bairros mais distantes. “Temos ações importantes na periferia da cidade, vamos lançar a abertura do processo licitatório do complexo aquático do Parque Ayrton Senna, que atende o Aero Rancho, e do Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas”, diz.
Entre os diversos eventos esportivos previstos para o aniversário de Campo Grande, Terra também destaca a volta da Stock Car no cenário de competições nacionais na Capital, a reinauguração do Centro de Formação de Atletas e a retomada dos Jogos para a pessoa idosa.
Em julho, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) assinou o contrato que garante a realização do evento automobilístico Stock Car na Capital, marcado para o próximo dia 19 de agosto, no Autódromo Internacional Orlando Moura. Com o evento, a expectativa é que sejam movimentados ao menos R$ 10 milhões na cidade, além de reintegrar a Capital à rota de eventos esportivos.
“Também teremos a reinauguração do centro de formação de atletas. Um espaço estava em funcionamento, mas em local inadequado e muito deteriorado. A gente conseguiu um novo espaço, um prédio novo, reformado. ”, explica Rodrigo Terra.
Reforma nos parques
A reforma de dois parques importantes para os campo-grandenses, o Jacques da Luz e o Ayrton Senna, prometem reforçar a cultura esportiva aos moradores, principalmente dos bairros Moreninhas e Aero Rancho. Mesmo abertos, a falta de alguns recursos é sentida pela população.
A dona de casa Lucimar Alves da Silva, de 42 anos, é frequentadora assídua do Parque Jacques da Luz. Há sete anos, ela pratica esportes quase que diariamente no local e reclama da falta de atenção com as piscinas. “Estas piscinas aqui estão paradas há anos, juntando foco de mosquito. Teve um tempo que limparam, mas com a chuva, já volta a ser um perigo”, diz. Lucimar pratica pilates, zumba e funcional no Jacques da Luz, elogia a atenção dos professores, mas diz que falta material.
A cabeleireira Elizete Moura de França elogia a variedade de atividades e a limpeza do parque mas diz que falta uma atenção com a segurança do local. Apesar da presença dos guardas, o centro esportivo não é visto como um local seguro à noite. “É perigoso, às vezes tem gente fumando maconha ou até assaltos. Quanto à estrutura, aqui tem muita coisa para o esporte, a nossa revolta maior é com a piscina mesmo. Antes era lotado, o dia inteiro com atividades, era só fazer um exame que podia usar”, relembra.
Os moradores do Moreninhas reclamam que o parque local não recebe a mesma atenção que o Parque Ayrton Senna. Localizado no Aero Rancho, o Ayrton Senna causa inveja com um recurso que o Parque Jacques da Luz não tem: a academia. Entre os frequentadores, uma vaga na academia é motivo de disputa e o morador que faltar duas vezes seguidas sem atestado médico já perde a oportunidade.
Além da academia, há outras aulas, que vão desde capoeira até o balé, mas a decepção dos moradores também é com a piscina. As três piscinas do local estão abandonadas há quatro anos. “Era lotada de crianças e idosos, tinha aulas de hidroginástica. Até que largaram e ficou assim. Falam que vão reformar, mas eu não acredito não, são tantos anos parada”, diz a conferente Michele Donxev, de 30 anos. Michele conta que o parque costumava ser mais frequentado, mas a falta de materiais simples, como bola de futsal, e a falta de competições e campeonatos desanimaram.
O profissional liberal Luiz Augusto Boggi, de 60 anos, frequenta o Parque Ayrton Senna sempre que pode para caminhar e para utilizar a academia. Segundo ele, a estrutura e a manutenção do local são bons, mas falta atenção à piscina e aos sanitários.
Segundo o diretor-presidente da Funesp, as reformas serão feitas em duas etapas. Primeiro, será feita a reforma dos complexos aquáticos, já que as piscinas estão interditadas, mas as outras dependências dos parques continuam funcionando. A reforma das piscinas nos dois parques deve ser feita até o fim do ano e em 2019, está prevista a revitalização do restante da estrutura.
“São parques que atendem uma população grande, nas Moreninhas e o Aero Rancho temos uma população que chega a 200 mil. São espaços esportivos que dão oportunidades que as pessoas não teriam acesso”, diz Terra.
Notícias mais lidas agora
- Caminhoneiro se distrai filmando paisagem, bate em carreta e morre na BR-267
- Empresa responsável pelo transporte de Duke alega que tutora não mencionou uso de calmante
- À espera de acordo para entregar corrupção no Detran-MS, despachante pede suspeição em processo
- Motociclista fura semáforo, bate em carro na Afonso Pena e é arremessado a 6 metros
Últimas Notícias
Agetran informa sobre interdições de trânsito durante o feriado e final de semana
Interdições são motivadas pela realização de eventos diversos, desde religiosos, beneficentes e shows
Justiça decreta prisão preventiva de empresário que seria comparsa de dono da conveniência do Alemão
Homem passou por audiência de custódia após ser preso com caminhão usado para carregar mercadorias furtadas pelo grupo de estelionatários
G20 Brasil: Carro da comitiva do ministro Marcio Macêdo é roubado no Rio
Enquanto aguardava um secretário da equipe em frente ao hotel Monte Alegre, um motorista da comitiva foi abordado por dois homens armados
Campeonato Estadual 2025 terá novo formato e premiação inédita em dinheiro
Principal competição do futebol de MS começa no dia 19 de janeiro do ano que vem
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.