Campo Grande registra a quinta menor taxa de inflação do país

Indíce ficou abaixo do mês de dezembro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Indíce ficou abaixo do mês de dezembro

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (8) o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a inflação oficial do Brasil. Segundo os dados, Campo Grande teve variação de 0,10%, menor que a registrada no mês de dezembro (0,15%). O índice foi o quinto menor do país, atrás de capitais como Brasília (-0,15%), Recife (0,03%), Goiânia (0,05%) e Belém (0,08%).

Em Campo Grande, entre os itens que sofreram aumento, há destaque para as tarifas de ônibus intermunicipais, com reajuste de 1,95%, e a taxa de água e esgoto, com 1,31% de reajuste. A pesquisa completa está disponível no link.

Inflação Nacional

Segundo o IBGE, a inflação oficial no Brasil teve a menor taxa para o mês de janeiro desde a criação do Plano Real, em 1994. O índice foi de 0,29%, menor que do mês de dezembro (0,44%). Com exceção de Habitação e Vestuário, todos os outros grupos apresentaram aumentos.

Assim como em Campo Grande, no IPCA nacional o setor de Transportes teve a maior variação (1,10%) em janeiro, mas ainda foi menor em relação ao último mês (1,23%). Gastos com a habitação influenciaram a desaceleração do IPCA nacional, com recuo de 0,40% para 0,85%, impulsionado pela queda do consumo da energia, que ficou 4,73% mais barata.

Calculado pelo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo se refere a famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos e envolve áreas metropolitanas e as capitais Campo Grande, Brasília e Goiânia. Foram comparados preços coletados entre o período de 29 de dezembro de 2017 a 29 de janeiro 2018.

 

Conteúdos relacionados

chuva