A Campanha de Vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) começou no mês de setembro e vacinou 7,8% das meninas e 9,8% dos meninos em Mato Grosso do Sul. Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), o público-alvo da campanha abrange cerca de 40 mil adolescentes, que envolve meninas com idades entre 9 e 14 anos e meninos com idades de 11 a 14 anos.

A campanha começou no dia 4 e segue até o dia 28 de setembro. A SES distribuiu doses da vacina em 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a vacina está disponível em 68 unidades de saúde, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). Para garantir a imunização, o Ministério da Saúde investiu R$ 567 milhões na aquisição de 14 milhões de vacinas.

A vacina HPV previne vários tipos de cânceres em mulheres e homens. A vacina utilizada no país previne 70% cânceres do colo útero, 90% câncer anal, 63% do câncer de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais. Além disso, as vacinas HPV protegem contra o pré-câncer cervical em mulheres de 15 a 26 anos.  O Ministério da Saúde informa que a vacina é segura e não aumenta o risco de eventos adversos graves, aborto ou interrupção da gravidez.

A coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta que a cobertura vacinal só está completa com duas doses da vacina, logo, quem tomou a primeira dose, deve voltar aos postos de saúde depois de seis meses.