A Campanha Nacional de ção contra a começa nesta segunda-feira (23) e pretende vacinar 663 mil pessoas, 90% do público alvo, em Mato Grosso do Sul. A Campanha começa no Hospital Regional, em Campo Grande, com a presença do secretário Estadual de Saúde, Carlos Alberto Coimbra.

De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a campanha seguirá até o dia 1° de junho. O público alvo da campanha inclui crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, professores, profissionais de saúde, indígenas, idosos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

De acordo com o escalonamento da entrega da vacina, o início da campanha será para os grupos prioritários do público alvo que são: profissionais de saúde, crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e professores. A partir do dia 12 de maio a vacinação será estendida para a população com idade acima de 60 anos. Para os demais grupos, a campanha estará disponível apenas no dia 21 de maio.

Segundo a SES, as campanhas têm contribuído na redução da mortalidade. “A influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção”, afirma.