Emissões de carteira de trabalho também têm surpreendido

Em menos de dois meses, 2.039 pessoas desempregadas passaram por entrevista de emprego encaminhadas pela Funsat (Agência de Emprego da Fundação Social do Trabalho), em , uma média de mais de 50 pessoas por dia. Das 910 vagas ofertadas em diversas especialidades, 299 já foram preenchidas e 611 ainda seguem abertas.

A Funsat divulgou ao Jornal Midiamax o levantamento de dados elaborado recentemente pela agência, onde mostrou que a procura por um espaço no mercado de trabalho está acirrada entre os concorrentes. Somente no primeiro mês do ano, 1,2 mil pessoas compareceram em encontro com os empregadores.

Conforme a tabela de dados, nos meses de janeiro e fevereiro a Funsat atendeu 12,9 mil pessoas, entre cadastros para concorrer às vagas, emissões de Carteira de Trabalho, seguro , jovens aprendizes, pessoas com deficiência, etc.

Em razão da interrupção dos serviços por tempo indeterminado da Funtrab (Fundação do Trabalho), do Governo Estadual, depois de incêndio  ocorrido no ano passado, a quantidade de pessoas que atualmente buscam a Funsat aumentou.

O gerente da agência, Amarildo da Luz, contou que o número de carteiras de trabalhos emitidas na unidade desde o começo do ano soma 3 mil. “A procura está muito grande. Em um período de um ano, atendemos 90 mil pessoas. Chegamos cedo aqui, por volta das 6h, quando o pessoal chega aqui em frente para fazer fila e aí já vamos orientando a respeito da documentação, para não faltar nada”, esclareceu.

Ainda segundo Amarildo, a demanda por seguro desemprego está sendo maior do que a procura por vagas. Aproximadamente 150 pessoas buscam pelo auxílio diariamente. Nos dois primeiros meses do ano, 1.021 pessoas fizeram o primeiro cadastro para concorrer às vagas, enquanto 1.118 procuram a agência para dar entrada no benefício.

Perfil do desempregado

Recentemente, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) traçaram o perfil dos desempregados brasileiros. Conforme os dados da pesquisa, a maioria dos desempregados tem filhos, ensino médico completo e, em média 34 anos. Além disso, 61% estão dispostos a ganhar menos que no último emprego; 34% atuavam no setor de serviços e 33% no comércio. 

O Jornal Midiamax tentou buscar dados locaos, mas o SPC informou que apenas os dados nacionais, em geral, estão disponíveis. Pesquisa na integra pode ser acessada clicando aqui.

A reportagem também tentou levantar dados parecidos com o que foi divulgado na pesquisa com a agência estadual, Funtrab, e a municipal, Funsat, mas ambas as unidades dependem dos registros do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Entretanto, a base de dados do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) só é divulgado no final de cada mês, mas balanço está atrasado. O último lançamento foi publicado em dezembro de 2017.

Em busca de oportunidades

Aberta desde às 7h da manhã, a Funsat continua dando assistência aos moradores que procuram por trabalho à tarde. Área de espera para preenchimento de cadastro para as vagas estava lotada nesta sexta-feira (23), assim como no período matutino. O Jornal Midiamax conversou com algumas pessoas que esperavam na fila para conquistar a tão esperada oportunidade.

Em busca do primeiro emprego, a jovem Alexandra Oliveira Matos, de 18 anos, contou que aproveitou a confecção concluída da Carteira de Trabalho para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. “Busco uma vaga no telemarketing, recepcionista ou balconista. Minha Carteira de Trabalho ficou pronta hoje e aproveitei para procurar um emprego”, disse a jovem que concluiu o ensino médio e quer estudar fisioterapia.

Em Campo Grande há apenas dois dias e desempregado há cinco anos, Cecílio de Souza Maciel, de 50 anos, morava em Corumbá e decidiu vir morar com o enteado na Capital para poder conseguir um trabalho. “Procuro alguma coisa na área de serviços gerais. Qualquer coisa já vai ajudar. Lá [Corumbá] estava tão difícil, vamos ver o que eu consigo aqui”, disse à reportagem.

Já a estudante de nutrição, Juliana Ferreira, de 23 anos, veio de Jardim, 239 km de Campo Grande, e precisa de uma vaga para poder custear as despesas e a pagar a universidade. “Estou desempregada faz dois anos e vim para Campo Grande estudar e até então, são meus pais que me ajudam”, relatou a acadêmica, que também se colocou à disposição de qualquer vaga disponível na Funsat.

Busca por emprego leva mais de 50 à agência por dia; 600 vagas estão abertas

“Estou há um mês aqui e não posso dizer ainda se as dificuldades em conseguir emprego é a mesma de lá [Campinas], mas acho que, no geral, o setor está difícil. Vim aqui de manhã deu um probleminha na documentação e tive que retornar à tarde. Aí aproveitei para mexer na Carteira de Trabalho digital”, contou à reportagem.

Serviço

A Funsat mudou de endereço há pouco tempo e agora está atendendo na Rua 14 de Julho, 992, na Vila Gloria. O horário de atendimento começa às 7h da manhã até às 17h. A agência não realiza os serviços aos feriados ou finais de semana.