Áudios sobre mortes por ‘H2N3’ começam a circular em MS
Já recebeu no WhatsApp? Nome correto do vírus é H3N2
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Já recebeu no WhatsApp? Nome correto do vírus é H3N2
Com o aumento no número de mortes pelo vírus da gripe em alguns estados brasileiros, boatos propagados principalmente pelo WhatsApp começam a circular entre os moradores de Mato Grosso do Sul. O último, atribuído a uma ‘diretora do Hospital das Clínicas’, fala do suposto vírus ‘H2N3’ que estaria matando dezenas de pessoas no Brasil. Quem gravou ainda diz que a OMS (Organização Mundial da Saúde) estaria ocultando informações da população.
O áudio foi encaminhado ao Jornal Midiamax por leitores, mas é falso. Em rápida pesquisa pela internet, é possível identificar a fakenews, como são chamadas notícias falsas espalhadas nas redes sociais. Uma mulher relaciona o vírus a morte de 72 pessoas em Goiás. De fato, o estado está em alerta para as mortes por gripes, mas ao contrário do informado, não é considerada morte em massa.
“Esse casal pegou a gripe hn1n3 aí em Rio Claro ele veio a óbito ontem e foi para o velório em caixão lacrado para ser sepultado hoje nas primeiras horas, ela ontem a noite estava na UTI com falência múltipla de órgãos
ATENÇÃO: Muita atenção a este áudio enviado pela Diretora do HC (Hospital das Clínicas) ,preocupada com a nova gripe que esta chegando no Brasil e promete matar muita gente. Se vc puder evitar de ir em local de multidão(cinema,shopping,etc),tomar vitamina C, comer figado, suco de acerola e laranja por favor faça. Ouça o áudio até o fim, isto é muito sério...” (Sic)
Em Mato Grosso do Sul, o boletim epidemiológico da gripe é divulgado semanalmente pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). A atualização deve ser publicada nesta quarta-feira (11). Até a semana passada, os dados até 4 de abril era de uma morte por gripe A em todo o Estado. A vítima era moradora de Campo Grande.
O áudio está sendo compartilhado junto à imagem de um casal, que supostamente morreu em decorrência de gripe, em Rio Claro. “Esse casal pegou a gripe hn1n3 em Rio Claro ele veio a óbito ontem e foi para o velório em caixão lacrado para ser sepultado hoje nas primeiras horas, ela ontem à noite estava na UTI com falência múltipla de órgãos”. (Sic).
Em Goiás há uma cidade chamada de Rio Claro, porém a morte de um casal por suspeita de gripe A em Rio Claro, São Paulo. O caso é investigado pela vigilância epidemiológica da cidade. De acordo com informações do Estado de SP, a secretaria de saúde confirmou até a terça-feira (10), 65 casos de gripe com 11 mortes. Os casos de gripe A (H3N2) são 19 com três mortes.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.