ANP aprova minuta de resolução sobre transparência nos preços de combustíveis

A Diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou nesta quarta-feira (15) a minuta da resolução que tratará da transparência na formação dos preços dos combustíveis, biocombustíveis e gás natural para os órgãos públicos e para os consumidores. A iniciativa da ANP tem como objetivo ampliar a transparência na formação dos preços de derivados de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou nesta quarta-feira (15) a minuta da resolução que tratará da transparência na formação dos preços dos combustíveis, biocombustíveis e gás natural para os órgãos públicos e para os consumidores.

A iniciativa da ANP tem como objetivo ampliar a transparência na formação dos preços de derivados de petróleo e gás natural, para proteger os interesses dos consumidores e promover a livre concorrência. Entre as principais medidas propostas na minuta de resolução está a obrigatoriedade a todos os produtores e importadores de derivados de petróleo e biocombustíveis de informar, à ANP, o preço e todos os componentes da fórmula de preço, por produto e ponto de entrega, sempre que houver reajuste de preços e/ou alteração de parâmetros da fórmula.

A ANP promoverá a elaboração dos contratos padronizados de compra e venda de gás natural, com a participação dos agentes da indústria e por meio de consulta e audiência pública, e divulgará mensalmente os preços praticados nos mercados organizados de gás natural. Também fica estabelecida a obrigatoriedade de envio dos dados de preços praticados pelos revendedores varejistas de combustíveis líquidos e de GLP por meio do sistema Infopreço, a partir de 01/11/2018.

O prazo em questão contempla o desenvolvimento de um aplicativo para disponibilização à sociedade dos preços praticados pelos postos revendedores em tempo real.

Conteúdos relacionados