Oito alunos da rede municipal e um suplente

Estudantes da (Rede Municipal de Ensino) tomaram posse na tarde desta segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa, como deputados estudantes, titulares e suplentes na 6ª Edição do Projeto Parlamento Jovem Sul-mato-grossense. No total, oito alunos da rede municipal e um suplente foram empossados.Alunos da Reme tomam posse no parlamento jovem na Assembleia Legislativa

O projeto tem como objetivo despertar a consciência cívica e a participação dos jovens na política e é constituído por alunos eleitos entre estudantes do 8° e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio, matriculados na rede pública ou privada de ensino.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, que participou também do ato de diplomação dos alunos, ocorrido no TRE (Tribunal Regional Eleitoral),  no período da manhã, falou sobre a importância dos deputados jovens.

“É a primeira vez que a Reme participa do projeto, que é muito importante por desenvolver a cidadania e a responsabilidade dos alunos. Acredito que no meio desses parlamentares que hoje tomam posse, sairão políticos conscientes que pensam na população, pois estão tendo todo o preparo para isso”, afirmou.

No total participaram oito escolas da Rede Municipal: Governador Harry Amorim, Frederico Soares, Professor Vanderlei Rosa de Oliveira, Professor Arlindo Lima, Danda Nunes, Elpidio Reis, Hercules Maymone e Etalivio Pereira Martins.

O Projeto foi instituído pela resolução n°026/2005 e alterado através da Resolução nº 10/2006, foi regulamentado pelo Ato de nº 020 e reformulado pelo Ato 06/2017.

A superintendente de Gestão e Normas da Semed, Alelis Izabel de Oliveira Gomes, ressaltou a participação dos alunos da Rede Municipal na participação do Parlamento Jovem.

 

“Nós entendemos isso como missão cumprida. Como educadores, temos o objetivo de preparar esses jovens para cuidar de nosso país. Percebe-se já a participação cidadã da juventude. Esses alunos servem de exemplo para outros alunos da Rede”, frisou.

 

A diretora-adjunta da escola municipal “Danda Nunes”, Aleteia Batistela, que teve um dos seus alunos comenta sobre o Projeto.

 

“Acredito que a formação de deputados jovens é a formação da personalidade ética da criança para um futuro onde ele possa ser um cidadão critico e saiba de seus direitos e seus deveres”, disse.

 

Desembargadora do TRE, Tânia Borges destacou que a efetiva atuação política dos jovens irá ajudar a comunidade em que estão inseridos.

 

“Esse projeto representa o comprometimento dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na formação dos jovens estudantes para o exercício da cidadania. Esses estudantes serão diplomados na qualidade de jovens parlamentares e poderão levar à casa legislativa, suas proposições”, disse.

 

Aluno da escola “Danda Nunes”, Gabriel Martins Tancredi, do 9º ano relata como esta sendo a experiência de ser deputado jovem.

 

“Eu aprendi muita coisa aqui que eu nunca imaginava que teria na política. Quando se aprende, se torna muito interessante e conseguimos fazer melhorias e auxiliar as pessoas. Depois desse aprendizado minha intenção será ser deputado”, enfatizou.

 

O aluno Daniel Amaral, que cursa o 9º ano da escola “Elpidio Reis” fala sobre como é participar do projeto.

 

“Eu achei bem legal a ideia de incluir os jovens na política. Estamos aprendendo bastante coisa. Isso futuramente ajudara a gente em nosso voto, nas campanhas eleitorais”, afirmou.

 

Os deputados jovens, eleitos em duas chapas, passaram por palestras para conhecer o trabalho dos deputados estaduais te o tipo de atividade que realizam durante o ano. Ao todo, essa edição do Projeto contou com 48 alunos participantes das redes municipal, estadual e privada.

 

Deputados do Parlamento Jovem eleitos da Reme:

 

 

 

Escola Municipal Governador Harry Amorim

 

– Lorena Izabel C. Marques

 

 

 

Escola Municipal Frederico Soares

 

– Matheus Vinicius  de O. Salomão

 

 

 

Escola Municipal Prof. Vanderlei Rosa de Oliveira

 

– Samuel Lopes Trevisan

 

 

 

Escola Municipal Arlindo Lima

 

– Gustavo Henriques S. Augusto

 

 

 

Escola Municipal Danda Nunes

 

– Gabriel Martins Trancredi

 

 

 

Escola Municipal Elpidio Reis

 

– Daniel Garcia Amaral

 

 

 

Escola Municipal Hercules Maymone

 

– Jessica Cristina I. da Silva

 

 

 

Escola Municipal Etalivio Pereira Martins

 

– Willian Verão de Campos

 

– Suplente: Brenda de Melo Pires