Agentes de saúde protestam por implantação de incentivo estadual

Reunião entre secretário e servidores deve acontecer no dia 19 de março

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Reunião entre secretário e servidores deve acontecer no dia 19 de março

Um grupo de agentes de saúde se reuniram em frente da sede da governadoria, no Parque do Poderes, na tarde desta quarta-feira (14), para reivindicar a inclusão dos servidores de saúde que atuam no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e dos supervisores no incentivo oferecido pelo governo do Estado à categoria. Além da solicitação, o grupo também se manifestou contra o atraso no pagamento do incentivo.

Conforme o agente de saúde, Rodrigo Lima, 34 anos, são cerca de 4 mil agentes em todo o Mato Grosso do Sul, mas cerca de 250 não estão contemplados no incentivo dado pelo governo estadual. Na manifestação desta tarde, há estimativa foi de 100 participantes, que são os trabalhadores da Capital.

“Esse incentivo é concedido somente para o agente de saúde. Faz cinco anos que o governo federal não dá um aumento e o reajuste do agente de saúde é através do governo federal. Então o Estado resolveu dar esse incentivo que vai até meio salário mínimo”, contou.

Segundo Lima, os agentes de saúde e supervisores de campo são a única parcela não contemplada pelo incentivo. Conforme o agente, estes profissionais do CCZ são aqueles destacados para fazer as visitas domiciliares na cidade.

O servidor também pontuou a questão do atraso no pagamento de quem recebe. “Os que recebem não receberam janeiro e fevereiro ainda”, contou.Agentes de saúde protestam por implantação de incentivo estadual

Sobre a reivindicação de incorporar os profissionais do CCZ no incentivo, a SES (Secretaria do Estado de Saúde) informou que “ainda não há uma decisão, até o momento, mas a proposta continua sendo analisada pelo Governo do Estado”. O secretário, Carlos Coimbra, deve conversar com os agentes supervisores no próximo dia 19.

A SES informou que o pagamento acontece no mês subsequente ao trabalhado pelo profissional. A secretaria explicou também que considerando o trâmite, que leva alguns dias, para o pagamento dos incentivos, que consiste desde o repasse da informação da produção do trabalhador para o sistema até a compilação destes dados pela secretaria para gerar a guia de pagamento, o valor referente a janeiro “estaria em atraso a menos de 10 dias”.

A secretaria disse ainda que o incentivo deve ser liberado nos próximos dias, ressaltando que o pagamento de fevereiro está dentro do prazo estipulado.

Conteúdos relacionados