Domingão amanheceu com clima ameno, 18°C no termômetro e, com isso, aquela preguicinha e vontade de ficar na cama até mais tarde. Eram os planos de hoje para a analista de sistemas Tatiana Gadelha, de 27 anos. mas, ela acabou levantando da cama uma hora mais cedo do que o pretendido – isso porque seu telefone celular despertou com o horário alterado.

“É a segunda vez que isso acontece em poucos dias. Na semana passada quase que chego no trabalho uma hora mais cedo, foi até meio engraçado, porque eu estava saindo de casa quando olhei o relógio da sala e ‘buguei’. Aí olhei na internet e vi que tinha muita gente reclamando. Mas, hoje, é bem complicado, porque é domingão e eu não tinha que acordar antes das 7h”, protesta a analista. “Pelo menos o dia ta lindo”.

A professora Luciana Gonçalves Melo, de 38 anos, também foi ‘enganada’ pelo despertador do celular na madrugada deste domingo. Ela precisaria levantar bem cedo para buscar a filha no aeroporto, mas acabou chegando uma hora antes do pouso. “Só lá que eu entendi o que estava acontecendo. Aproveitei e tomei um café com pão de queijo. A gente fica meio indignada, né? É uma hora de sono que não vamos recuperar nunca mais”, brinca.

A razão para essa “pane” nos aparelhos eletrônicos, sobretudo telefones celulares, está relacionada com o calendário inicial do horário de verão, que deveria ter início na meia noite deste domingo, com os relógios sendo atrasados em 1h. Como muitos aparelhos fazem essa mudança de forma automática, aparentemente as operadoras esqueceram de alterar as configurações das centrais e sincronizar com a atualização automática dos celulares após a mudança das datas pelo governo federal – que, convenhamos, foram várias.

Na última segunda-feira (15), houve vários relatos de alguns modelos de smartphone da operadora TIM que sofreram com o adiantamento das horas. A data coincide com o início do horário de verão em 2017. Por decisão do governo, em 2018 a data terá início em novembro, mas já foi alterada três vezes desde então e agora está fixada para o próximo dia 4.

As operadoras de telefonia e fabricantes explicam que para evitar cair novamente na “pegadinha”, é necessário configurar o horário dos telefones celulares de forma manual, no fuso horário em que o usuário se encontra. À meia noite do dia 4, ou seja, de sábado para domingo, o relógio deve ser adiantado em 1h. Ou, ainda, apostar na sorte de que o ‘bug’ não voltará a acontecer e correr o risco de que, caso os relógios não mudem, chegar 1h atrasado nos compromissos. Você arriscaria?

Memes para que te quero

Enquanto uns perdem o sono, outros já brincam nas redes sociais. Já nesta madrugada, sites como Twitter e Facebook ficaram lotados de memes sobre a reincidência do bug em aparelhos telefônicos. A hashtag #horariodeverao, a propósito, alcançou o segundo lugar do Trending Topics, os assuntos mais comentados do microblog. Confira alguns destaques: