Teve até quem fez piada com situação

O início da tarde desta terça-feira (15) foi marcado pela chegada de um temporal com queda de granizo em vários pontos da Capital. Os registros foram feitos pelos leitores do Jornal Midiamax, e aconteceram nos bairros Aero Rancho, Caiobá, Coophavila II, Portelinha, São Conrado, Tarumã e Tijuca.VÍDEO: leitores registram queda de granizo em vários pontos da Capital

Alguns leitores se disseram, assustados e teve até quem fez piada, dizendo que usou o gelo para fazer um tereré.

Segundo o site Mundo Educação, granizo é um conjunto de partículas que quando entram em contato com o ar frio se modificam do estado líquido para o sólido, formando então as pedras de gelo.

De acordo com o meteorologista, Natálio Abrahão, não foram registradas quedas de granizo nos pontos de análise meteorológica de , mas que esse fenômeno ocorre pelo acúmulo de energia no solo. “Você fica muito tempo sem chuva, o sol aquecendo o solo, há um acúmulo de energia, chamam de choque térmico, mas é a energia acumulada no solo que resulta no granizo”, explicou.

Natálio ainda ressaltou que há como prever a ocorrência do fenômeno. “Existem equações que nos levam aos números que ajudam a prever se vai ocorrer chuva de granizo ou não”, concluiu. 

Assista ao vídeo.