VÍDEO: esgoto com fezes transborda e moradores temem contaminação

Problema ocorre há mais de quatro anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Problema ocorre há mais de quatro anos

Um problema na rede de esgoto na Rua do Seminário, entre as ruas Teodomiro Serra e Ovídio Serra, em Campo Grande, tem incomodado moradores e comerciantes. Segundo relatos, toda vez que chove na região, a água e até mesmo fezes que saem da caixa coletora, se espalham acompanhadas de um odor constrangedor que chega a espantar visitas e clientes dos estabelecimentos comerciais situados no local. 

Dono de uma serralheira na frente do esgoto, Antônio Salvador Mendes Borges, de 55 anos, é um dos que mais sofrem com o problema. Ele afirma que tem perdido clientes por conta do mau cheiro e destaca que até mesmo ele, não consegue permanecer no local por muito tempo.

“Os clientes evitam vir aqui quando chove e nos dias seguintes também porque o mau cheiro é muito forte. Tem dia que nem eu consigo trabalhar direito, fecho as portas e vou embora. O esgoto transborda e o odor é horrível. Os carros passam, jogam a água com merda em quem está a pé.  Já reclamei para Águas Guariroba várias vezes. Isso é um desaso com a população”, observa.

Tânia Cristina dos Santos Borges, de 32 anos, também reclama da situação. “Toda vez que chove o esgoto transborda na frente da nossa casa. Fica aquele cheiro horrível, além das vezes expostas. É um perigo. Estou gestante e tenho medo de pegar alguma bactéria, ter uma infecção por conta disso”, frisa.

De acordo com as informações, a concessionária responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto em Campo Grande já foi informada sobre o problema, no entanto, as providências não foram adotadas.

“Já ligamos várias vezes na Águas Guariroba e nada. Em dezembro eles estiveram aqui e disseram que não tinham como resolver porque depende de um projeto muito grande e que só um engenheiro pode verificar. Esse problema já tem muitos anos e várias reclamações”, ressalta.

A assessoria de comunicação da Águas Guariroba alega desconhecer a informação de que os moradores foram informados pela empresa de que não há condição de resolver o problema. Na manhã desta quarta-feira (26), uma equipe técnica esteve no local e constatou que o transbordamento é provocado por mau uso da rede de esgoto.

Conforme a explicação, a tubulação de esgotamento sanitário foi projetada para receber esgoto doméstico e não água de chuva e lixo, porém, o “os extravasamentos acontecem somente quando chove porque moradores lançam, de forma irregular, a água de chuva e lixo de seus quintais e calhas na rede de esgoto”.

A assessoria de comunicação da Águas Guariroba diz que enviará equipe para desobstrução da rede coletora e que informará a Prefeitura, responsável por fiscalizar e identificar os “moradores que estão lançando água de chuva de forma irregular na rede de esgoto”.

WhatsApp: fale com os jornalistas 

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax, no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Assista ao VÍDEO enviado ao Jornal Midiamax.

(Matéria editada às 11:42 para acréscimo de informações)

Conteúdos relacionados

Bolsa Família