Senha de bombeiros impedidos de entrar com viatura não existia

​Assessoria de comunicação da ( Pública) confirma que houve “desencontro de informações no que foi repassado pela Central de Regulação ao ” no último sábado (5), quando uma viatura foi impedida de entrar com ambulância no Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia. Segundo as informações, a viatura foi regulada para o hospital. 

A assessoria de comunicação da Sesau não explica à equipe de reportagem do Jornal Midiamax o que provocou a divergência entre a senha registrada no Núcleo Interno de Regulação e a apresentada pelos militares, no entanto, observa que “o hospital foi comunicado da gravidade do caso”.

De acordo com o tenente-coronel e chefe de comunicação do Corpo de Bombeiros, Marcelo Dias, a equipe foi acionada para atender uma ocorrência de acidente de trânsito envolvendo carro e moto. No local, os militares constataram que a vítima estava com politraumatismo e fratura exposta na perna e que direcionados pela central de regulação encaminharam o paciente para a Santa Casa, mas no local foram impedidos de entrar por divergência na senha.Viatura estava regulada, mas Sesau admite 'desencontro' em senha da confusão

“A equipe se deparou com o portão fechado, pediu para que abrisse e o hospital se negou mesmo depois de informado de que a situação era grave. Esperamos [equipe] toda a rotina de comunicar a portaria via rádio e eles tiveram dificuldade de encontrar o encaminhamento pela senha informada. Temos preocupação imensa com a vítima e esperávamos seguimento disso no hospital”, declara.

Impasse em relação à senha,  resultou na prisão de dois porteiros, detidos pelos militares por obstruir a passagem da ambulância.

“Nenhum protocolo administrativo deve se sobrepor ao socorro. A ação da corporação está coberta e alinhada. Não tínhamos alternativa. Era uma vítima grave e regulada pela Central. A Santa Casa, pode fazer a defesa de que não encontrou a senha, mas houve regulação. Pode ter havido de ter informado a senha errada, mas com uma vítima grave, não existe justificativa”, defende Dias.

Por outro lado, o presidente da ABCG (Associação Beneficente de ) Esacheu Cipriano Nascimento,
justifica os funcionários e ressalta que eles cumpriam ordens de deixar entrar apenas pacientes encaminhados pela Central de Regulação, no entanto, a senha não existia.

“Infelizmente o agente chegou com uma senha que não confere. Nosso funcionário foi conferir com a regulação do município e ele [bombeiro] pulou, quebrou o portão de acesso e entrou com o paciente. É uma situação inusitada que está sendo apurada administrativamente e por via do inquérito policial”, observa.

Até o momento não se sabe o motivo pelo qual a senha não foi encontrada na Central de Regulação.  Procedimento interno será instaurado pelo Corpo de Bombeiros para apurar o caso. O fato também é investigado por meio de inquérito policial e pela Sesau.