Cotidiano

UEMS abre inscrição para curso de português para refugiados e imigrantes

Primeiro módulo começa dia 19 de junho

Ana Paula Chuva Publicado em 01/06/2017, às 20h29

None

Primeiro módulo começa dia 19 de junho

 A Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Campo Grande, está com inscrições abertas para curso de língua portuguesa para refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade. As inscrições podem ser feitas até dia 19 de junho, data em que se inicia o curso, na Casc (Casa da Assistência Social).UEMS abre inscrição para curso de português para refugiados e imigrantes

De acordo com as informações, o objetivo do curso é ajudar esses estrangeiros a aprender a língua portuguesa para melhor inserção na sociedade e no mercado de trabalho.

Para se inscrever no curso de Língua Portuguesa como Língua de Acolhimento, o candidato deve apresentar o passaporte, CPF (caso tenha), uma foto 3×4 e o endereço completo.

Segundo o coordenador do Neppe-Uems (Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros), professor doutor João Fábio Sanches, o primeiro módulo serve para acolhimento desses refugiados e imigrantes. “Nesse primeiro momento estaremos fazendo o módulo de acolhimento, recebendo esses refugiados e imigrantes. Estaremos ensinando o básico para a comunicação em nosso país. Em seguida, teremos outros módulos com mais aprofundamento na Língua Portuguesa, que serão realizados na Uems”.

Pela primeira vez feito em outra universidade, o Neppe é um projeto original da UnB (Universidade de Brasília), onde mais de 700 estrangeiros são atendidos. Aqui na Capital o curso é desenvolvido pelo Núcleo da Uems junto com o Projeto de Extensão “ Uems Acolhe – Língua, Cultura e Acolhimento em Contexto de Imigração e Refúgio”, e conta ainda com o apoio da Sedhst (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho).

Para maiores informações sobre as inscrições, o interessado pode entrar em contato pelos telefones: (67) 3321-3228 ou 3382-9788 ou pelo e-mail [email protected]

A Casc, onde estão sendo feitas as inscrições e local onde será realizado o primeiro módulo do curso,  fica na rua Marechal Cândido Mariano, 713, Centro, em Campo Grande.

Para outras informações sobre o Neppe é só acessar o site ou diretamente com o professor João Fábio, pelo endereço [email protected]

Jornal Midiamax