Três novas ambulâncias prometem agilizar atendimentos na Capital

Samu também recebeu veículo para deslocamentos de profissionais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Samu também recebeu veículo para deslocamentos de profissionais

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Campo Grande recebeu, nesta terça-feira (7), quatro novos veículos, sendo três ambulâncias (duas avançadas e uma básica) e um veículo de intervenção rápida (VIR). Os novos novos veículos foram entregues pelo prefeito Marquinhos Trad e garantirão agilidade no atendimento a população campo-grandense.

Conforme a Prefeitura, em janeiro deste ano, o Samu da Capital contava com 27 viaturas, sendo que sete destas já estavam em processo de desfazimento no Ministério da Saúde. 

Um novo processo para se desfazer de mais cinco viaturas foi aberto restando apenas 15 viaturas, que deveriam ser operacionais na frota.

O coordenador do Samu, André Brito, explica que este processo é necessário quando a viatura não tem mais condição de rodar e sua manutenção ultrapassa seu valor venal. “Nestes casos abre-se o processo de desfazimento para que se possa solicitar ao ministério a reposição da frota”, disse.

O prefeito ressaltou o compromisso de melhorar a Saúde de Campo Grande e pontuou que a entrega faz parte de um processo que começou em novembro do ano passado, quando esteve em Brasília. “É preciso esse diálogo para que as coisas possam fluir. Com essas viaturas o serviço irá melhorar e o campo-grandense será atendido com mais agilidade. Quem tem dor não pode esperar”, destacou o prefeito.

Ainda segundo o coordenador, pelo Ministério da Saúde, o Samu de Campo Grande é qualificado para operar com nove ambulâncias básicas, 1 intermediária (que fica em Anhandui) e 3 avançadas (UTI móvel). São, portanto, 13 viaturas que deveriam rodar todos os dias para atender adequadamente a população. Mas hoje , das 15 viaturas , 8 estão baixadas aguardando reparo.

“O município tem hoje, rodando, duas viaturas avançadas e cinco básicas. Com essas viaturas que estão chegando agora, nós vamos poder garantir um atendimento melhor, suprindo parte desta deficiência”, comenta.

Os cerca de 220 servidores do Samu serão contemplados com dois uniformes cada, sendo que o primeiro já será entregue nesta semana.

Últimas Notícias