TJ realiza Caminhada pela Paz, contra violência doméstica, nesta sexta-feira

Saída está marcada para às 16h 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Saída está marcada para às 16h 

Com saída programada para às 16h em frente ao Fórum de Campo Grande, a Caminhada pela Paz – Mulher Brasileira – Todos empenhados Contra a Violência acontece nesta sexta-feira (28). O objetivo do ato é chamar a atenção para a violência doméstica. Segundo informações do Instituto Datafolha, Mato Grosso do Sul é o quinto no ranking de feminicídio do país. A saída será na Rua da Paz, seguirá para a Rua Dom Aquino até a 14 de Julho e o encerramento será na Rua 7 de Setembro no Cijus (Centro Integrado de Justiça). 

De acordo com a juíza Jacqueline Machado, titular Vara de Medidas Protetivas na Capital e Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, no Brasil uma mulher morre a cada 90 minutos vítima de feminicídio, 52% das mulheres não fazem denúncia, dados considerados alarmantes.

 “1,4 milhão de mulheres foram vítimas de espancamento ou estrangulamento no Brasil em 2016. A cada uma hora e meia, uma mulher é vitimada pela pessoa que deveria protegê-la. A cada 11 minutos, uma mulher é espancada no Brasil, país em que um terço das mulheres já foi vítima de algum tipo de violência”, revelou a juíza.

Inédito no Brasil, o projeto “Campanha Mulher Brasileira, tem ações em andamento como o “Mãos emPENHAdas contra a violência”, propondo capacitação de profissionais da área da beleza para serem agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. De acordo com o TJ MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), os estabelecimentos que aderirem ao projeto terão um Selo de Parceria para identificar sua participação.

Vale ressaltar que a Campanha Mulher Brasileira faz parte da mobilização nacional “Justiça pela paz em Casa”, idealizada pela presidente do STF e do CNJ, ministra Cármen Lúcia,  e conta com o engajamento do Poder Judiciário durante todo o ano de 2017.

O TJ MS lembra que a Campanha Mulher Brasileira, realizada em todo o Estado desde o dia 6 de fevereiro, resultará em diferentes ações, sendo a caminhada uma das muitas a serem executadas pelo Poder Judiciário, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

 

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal