Tempo seco: sem chuva há quase 30 dias, umidade na Capital é menor que 30%

Última chuva foi registrada dia 13

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Última chuva foi registrada dia 13

Campo Grande está sem nenhuma gota de chuva há 26 dias. O último registro de água feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia é do dia 13 de julho, cerca de 0,2 mm. Ainda sem previsão de quando voltar a chover, o campo-grandense deve enfrentar uma umidade relativa do ar abaixo dos 30%. 

As madrugadas permanecem frias, mas o tempo aberto proporciona dias ensolarados e temperaturas acima da média durante as tardes. Nesta sexta a máxima pode chegar a 30ºC. Entre as Capitais brasileiras, Campo Grande é considerada a segunda com maior tempo seco, atrás de Porto Velho. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Por isso, deve-se evitar atividades físicas externas no período de maior exposição ao sol. De acordo com o Ministério da Saúde, durante a seca, a população deve evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 horas da manhã e 4h da tarde.

A baixa umidade aumenta a incidência de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal. As doenças respiratórias são as mais preocupantes, principalmente entre crianças e idosos pela fragilidade do organismo. Para este grupo de pessoas existe uma chance maior de complicação. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado e, ao sinal de mal-estar, deve-se buscar acompanhamento médico.

Conteúdos relacionados