Sabe como não se queimar? Raios UV estão no nível máximo em Campo Grande
Pico de radiação deve se manter elevado até janeiro de 2018
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pico de radiação deve se manter elevado até janeiro de 2018
Que em Campo Grande o ‘calorão está de matar’ já não é mais novidade para ninguém. Contudo, além da sensação de cansaço e aquele constante ‘suador’ que tanto incomodam, fator invisível e extremamente prejudicial à saúde tem preocupado especialistas: a intensidade dos raios ultra violeta.
Nas últimas semanas Campo Grande registrou nível máximo na escala que mede a força dos raios UV. E se a coisa já é preocupante, especialistas alertam que pode piorar, já que o pico de radiação deve se manter elevado até janeiro de 2018.
A dermatologista Cristina Katayama explica que os danos causados pela absorção dos raios UV é acumulativa, ou seja, uma vez que que eles penetram na pele, nunca mais saem. “A cada dia uma nova porção é absorvida e os raios agridem a pele progressivamente. Uma pessoa jovem geralmente não se atenta a isso, mas certamente no futuro os efeitos vão aparecer”, explica.
Entre a lista de problemas que a exposição desprotegida ao pode causar, a médica pontua o aparecimento de manchas, alterações em pintas, rugas, piora de doenças associadas à exposição solar, como o lúpus, por exemplo, queimaduras e até mesmo o câncer.
A dermatologista explica que cuidados simples e rotineiros, embora não anulem a infiltração na pele, fazem toda a diferença quando o assunto é prevenção.
Exposição ao sol
Condições do tempo e nuvens, por exemplo, não impedem os reflexos dos raios ultra violeta. Mesmo que o sol não apareça, eles estarão por lá. Contudo, a radiação depende do sol e, quando mais vertical eles forem, mais penetrantes e intensos serão. Por este motivo, evitar horários em que o sol é mais intenso é a primeira dica para quem não quer ter problemas no futuro.
“Entre as 10 e às 15 horas é um horário bem complicado. Então, sempre aconselhamos que quem puder evitar se expor ao sol nesse horário, evite”, aconselha a dermatologista cristina.
Protetor Solar
Para Katayama, o filtro solar é o “melhor amigo” para quem não quer ter problemas de pele. “Ele não protege 100%, mas ajuda muito, reduz as chances de queimadura. E é fundamental que as pessoas não esqueçam da reaplicação”, afirma.
Acessórios
Mais que itens para ajudar na composição do look diário, acessórios como óculos, bonés, chapéus e roupas que não exponham tanto o corpo tornaram-se itens necessários para se proteger. “Hoje existem até mesmo tecidos anti-UV no mercado”, explica a dermatologista.
Hidratação
Usada geralmente apenas para ajudar a amenizar o calor e ajudar a combater os reflexos do tempo seco, a água tem papel fundamental. “A água é uma grande aliada, é preciso consumir muito líquido para se manter hidratado”, finaliza a médica.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.