Ribeirinhos recebem documento que garante posse tradicional do Forte Coimbra
A entrega foi mediada pelo MPF
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A entrega foi mediada pelo MPF
Famílias ribeirinhas da região do Forte Coimbra, em Corumbá, a 444 km da Capital, receberam no início de abril um documento que assegura a permanência tradicional e a transmissão da área ocupada aos descendentes. Conforme o MPF-MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) a questão é mediada pela Procuradoria da República desde 2003.
“Os contratos de Concessão de Direito Real de Uso Resolúvel (CDRUR) foram firmados entre a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e os moradores da comunidade de Vila Coimbra, com a concordância do Exército Brasileiro, após levantamento das moradias existentes nas intermediações do forte”, explica a Procuradoria por meio da assessoria de comunicação.
Com a posse, os moradores firmam compromisso de utilizar a área de forma sustentável e para moradia familiar. Conforme o MPF, a terra não pode ser vendida ou doada.
“Na prática, as concessões de uso trazem maior segurança jurídica para a comunidade, que agora possui um título legítimo de posse da área”, pontuou a Procuradoria.
Forte Coimbra
O Forte é um distrito localizado no município de Corumbá no Pantanal Sul-Mato-Grossense. As origens do forte, de acordo com o MPF, remontam ao período de disputas territoriais entre a Coroa Portuguesa e Espanhola no século XVII, período de vigência do Tratado de Tordesilhas. Construído às margens do rio Paraguai, na tríplice fronteira (Brasil – Bolívia – Paraguai), a edificação integrou rede de a fortificações para a defesa das fronteiras nacionais.
O conjunto de construções do Forte Coimbra foi tombado como patrimônio histórico pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1974 e incluído, em 2015, pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na Lista Indicativa brasileira do Patrimônio Mundial.
Notícias mais lidas agora
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Dupla que roubou comércios em Campo Grande e esfaqueou dono de mercearia é presa em frente a delegacia
- Após operação policial, bares da 14 cancelam shows musicais em ação de repúdio
- Motorista fura sinal vermelho, bate em carro e acaba derrubando poste em Campo Grande
Últimas Notícias
Anitta e Michel Teló nos anos 70? Músicas atuais com ‘versões retrô’ viralizam
Anitta, Michel Teló e outros artistas ganharam versões ‘retrô’ de seus grandes sucessos e viralizaram nas redes sociais; confira o resultado
Jornalista americano sequestrado na Síria em 2012 está vivo, afirma família
Austin Tice foi capturado há 12 anos enquanto produzia reportagem sobre revolta no país
Motorista de aplicativo sofre sequestro relâmpago durante assalto por trio armado em Campo Grande
Motorista de aplicativo foi levado para um lugar escuro
Mulher é espancada com antena de carro por namorado com ciúmes do genro
Caso aconteceu em Dourados na madrugada deste sábado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.