Reforma em UPA da Vila Almeida atrasa e 11,4 mil ficam sem atendimento
O atendimento pode retomado na próxima semana
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O atendimento pode retomado na próxima semana
Em 29 dias sem atendimento, a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Vila Almeida – interditada em 16 de janeiro após o teto do prédio cair -, pode levar ainda mais uma semana para ser reaberta. Com o atraso, mais de 11 mil pacientes deixaram de ser atendidos. O posto tem recebido menos de 200 pacientes por dia, queda de 66% de sua demanda normal.
Eram atendidos cerca de 18 mil pacientes mensalmente, média diária de 600 pessoas. Por causa da interdição, somente casos considerados de urgência ou emergência são recebidos, e os atendimentos por dia caíram para 200. A contar a partir do dia em que a unidade foi interditada, são 11.600 consultas.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a unidade está em finalização dos reparos e a previsão é que a entrega ocorra até a próximo fim de semana. O motivo do atraso não foi revelado.
A orientação aos pacientes que buscam atendimento na Vila Almeida é de que pessoa vá à unidade mais próxima; a UPA mais próxima é a Santa Mônica, no Jardim Carioca – distante a 7,3 quilômetros. Já os atendimentos pediátricos devem ser encaminhados a UPA Coronel Antonino. Enquanto isso, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) não está encaminhando pacientes para aquele posto.
Histórico
Após a chuva forte que caiu em janeiro, a UPA da Vila Almeida precisou ser interditada. O expressivo volume de água comprometeu a calha do prédio, o que permitiu o alagamento da maioria dos setores, inclusive a enfermaria e área de risco. Três salas da unidade estavam interditadas desde o ano passado.
O problema, no entanto, não é novidade. A situação da unidade foi revelada na véspera do Natal de 2014, quando teto da unidade desabou e trouxe a tona uma grande quantidade de fezes de pombo que estavam acumulados na estrutura. Na ocasião a primeira medida foi interditar o local por seis dias.
Outros alagamentos já foram registrados na unidade. Em março de 2015 o local foi fechado para reformas. Já em outubro de 2016 os atendimentos na UPA foram interrompidos por três horas. Problemas na unidade foram alvos de ação civil do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul).
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado
A repatriação estava prevista para esta sexta-feira (4)
Davi Brito detona jogo de Raquel Brito em ‘A Fazenda 16’: “Para e pensa”
Davi Brito bota a boca no trombone e dá opinião sincerona sobre o jogo da irmã, Raquel Brito’, durante o ‘A Fazenda 16’; veja
Moraes autoriza investigados por atos golpistas a votar no domingo
A decisão foi motivada por uma ação protocolada pela Defensoria-Pública da União
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.