A estação pode ser uma das mais quentes dos últimos dez anos
A primavera começa oficialmente às 16h02min dessa quinta-feira, 21 de setembro – e com cara de verão. Estação que faz a transição da época seca para a chuvosa, a primavera deve iniciar sem previsão de chuva, com sol forte, baixa umidade do ar e temperaturas altas em Mato Grosso do Sul. A estação será uma das mais quentes dos últimos dez anos.
De acordo com a previsão climática do meteorologista Natalio Abraão, outubro será o mês mais quente, e as máximas podem atingir valores acima dos 38 graus à sombra, elevados em função da forte radiação solar e U.V. e da maior frequência de dias com céu claro. Espera-se temperaturas máximas próximas dos 42 graus em meados de outubro no Oeste, Norte e Leste do Estado.
Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. As chuvas passam a ser mais intensas e frequentes. Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação. Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo.
Na região Sul é esperado valores próximos das medias a pouco abaixo entre Dourados e o extremo sul nos meses de outubro e novembro tendência de normalização e chuvas mais regulares. Dentro da média em dezembro, nos totais mensais de chuva, sendo o regime com alerta de pequeno veranico no início do mês. No restante do estado, modelos indicam tendência em ficar abaixo das médias históricas.
Umidade relativa
A umidade relativa do ar, historicamente apresenta números aceitáveis após as duas semanas do começo da primavera. Não se descartam valores mínimos abaixo dos 30% em setembro, outubro e alguns dias no mês de novembro e, raramente em dezembro.