Agricultura familiar será incentivada na Chácara das Mansões
Convênio assinado pela Prefeitura de Campo Grande, nesta sexta-feira (2), prevê incentivo técnico e reativação de corredor gastronômico no Bairro Chácara das Mansões. Proposta recebeu o nome de Rota do Sabor.
Projeto piloto conta com 16 de 25 produtores da agricultura familiar. Treinamento será realizado por acadêmicos de Agronomia da Universidade Anhanguera Uniderp, enquanto a prefeitura levantará itens com alta demanda de consumo.
Luiz Fernando Buainain, titular da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia), pontuou que trabalho tem ainda como parceiros a ACICG (Associação Comercial e Industrial) e associação de moradores do bairro.
“Ao resgatar a produção da agricultura familiar, quem sabe corredor gastronômico possa voltar [a região]”, ressaltou Buainain. Isso porque antigamente, segundo o secretário, o bairro tinha restaurantes que atendiam diversas famílias aos fins de semana.
Em baixa
Déficit na produção local tem obrigado o poder público a recorrer aos produtores de Sidrolândia e Terenos para cumprir 30% das compras dedicadas a agricultura familiar, como preceitua o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
Negociação para que convênio fosse firmado teve início em janeiro deste ano, durante ação contra dengue realizada no bairro. Estima-se que no local, distante 27 quilômetros do Centro, existam 600 pequenas propriedades rurais. Projeto similar será futuramente estendido.