Sem o recadastramento o benefício pode ser bloqueado

 A foto de um cartaz do tem circulado na internet nessa semana chamando a atenção pela controversa chamada, destinada a deficientes visuais alertando sobre o prazo do recadastramento do cartão de isenção tarifária. O problema é que sem o novo registro, esses usuários podem ter o benefício bloqueado. 

A informação que deveria chegar a esses usuários do transporte público diz que o recadastramento está previsto para a implantação do aplicativo de acessibilidade, que pode começar a funcionar a partir do ano que vem. 

No entanto, essas informações são divulgadas sem aviso sonoro ou por campanhas de rádio, elas estão fixadas em cartazes dentro dos ônibus coletivos. Sem a renovação com o Consórcio até o dia 31 dezembro, o usuário terá o benefício suspenso até que a atualização seja feita. Até o ano passado cerca de 200 deficientes visuais utilizam o serviço.

A renovação do cadastro atende determinação do MPE-MS (Ministério Público do Estado), que instaurou procedimento há um ano para apurar suposta inércia do município de ”, que havia prometido desenvolver um aplicativo para auxiliar a população com deficiência visual a utilizar o transporte coletivo, prometido desde 2012, mas que nunca saiu do papel.

À época, a gestão municipal divulgou que um aplicativo que permitiria a consulta de itinerário e horário dos ônibus, facilitada para os usuários com deficiência visual, estava sendo desenvolvido. O projeto tinha sido elaborado por uma empresa de tecnologia com apoio de integrantes do Ismac (Instituto Sul-Matogrossense para Cegos). 

“Conforme definido em reunião junto ao Ministério Público, o Consórcio Guaicurus e a Prefeitura Municipal de Campo Grande (Agetran-Agereg-Agetec) estarão realizando recadastramento de todos os deficientes visuais (somente visuais), que possuem isenção tarifária no transporte urbano de nossa Capital. Tal recadastramento está previsto dentre as tarefas do cronograma de implantação de aplicativo que visa garantir maior acessibilidade a estes cidadãos”.

 A assessoria de imprensa do Consórcio Guaicurus disse que o Ismac pediu para que o anúncio fosse feito assim, pois o órgão teria se encarregado de informar os estudantes por telefone, e sugeriu que as pessoas que conhecem um deficiente visual também podem avisar, embora o cartaz não tenha qualquer referência a essa ‘colaboração'. A empresa completou dizendo que o MPE, Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) e Agetran(Agência Municipal de Trânsito) aprovaram o formato.