Orkut voltou? Réplica da rede social surgiu e deixou usuários surpresos e em dúvida

Site provavelmente é uma tentativa de phishing

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Site provavelmente é uma tentativa de phishing

Tentando atingir os saudosistas usuários do Orkut, uma réplica da já desativada rede social surgiu nesta quarta-feira (12) causando surpresa em alguns e dúvida em outros. O site, que estava disponível pelo endereço orkut.li já não está mais disponível e provavelmente tentava fazer phishing.

A página inicial é idêntica a uma  das versões colocadas no ar pela Google, que mantinha a rede social. Entretanto, conforme noticiado pelo Tecmundo, o site não utiliza um protocolo de segurança e após o cadastro, a página pede para que os usuários associem sua nova conta ao perfil do Facebook, o que é muito suspeito.

Um usuário do  Facebook relatou a experiência ao conectar a conta da rede social ao Facebook. Ele compartilhou um print da tela instantes após ter feito o procedimento. Na imagem pode-se perceber que o perfil do Facebook foi acessado em dois locais diferentes de onde ele mora.

“Gente, cuidado, o orkut não voltou. Esse que surgiu é um site espelho do antigo orkut com funções bem limitadas com a intenção de roubar dados dos usuários”, alertou o usuário.

O analista de segurança da Kaspersky, Fábio Assolini, explicou ao Uol Tecnologia que a página clone do Orkut no momento não está distribuindo malware. Porém, não recomeda a tentativa de acesso.

Orkut voltou? Réplica da rede social surgiu e deixou usuários surpresos e em dúvida

Ainda de acordo com o Olhar Digital, não é possível saber onde o servidor do novo site está hospedado, mas este serviço é feito pela plataforma de cache CloudFlare. Ao acessar o site em alguns navegadores, como o Chrome ou o Safari, é possível que um alerta de segurança apareça na tela indicando que o site pode ser uma tentativa de phishing, maneira utilizada por cibercriminosos para extrair informações pessoais como senhas e números de cartão de crédito.

O site Olhar Digital publicou ainda que a Google , empresa dona do Orkut original, informou que a rede social permanece desativada, assim como o acervo de comunidades que também foi apagado da internet. Além disso, quem quisesse uma cópia offline do seu perfil, teve até o ano passado para fazer o download.

História – A rede social foi ao ar em 2004 e fez sucesso principalmente entre os brasileiros. Em 2014 foi encerrada pela Google, que manteve a consulta às comunidades até 2017.

Conteúdos relacionados