Novo golpe da ‘CNH Social’ no Whatsapp já fez 3 milhões de vítimas

Tome cuidados para não cair no golpe

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Tome cuidados para não cair no golpe

O novo golpe da vez no Whatsapp já afetou cerca de 3 milhões de brasileiros, segundo cálculos do laboratório de segurança digital DFNDR. Trata-se do golpe da CNH Social, que promete aos usuários do aplicativo a possibilidade de tirar uma habilitação gratuita.

A CNH Social existe e é instituída pelos governos estaduais para pessoas que recebam menos de dois salários mínimos e estejam desempregadas há mais de um ano.

Mas no caso do golpe, os usuários do Whatsapp recebem um link que leva para um sistema de cadastro do CNH Social falso. Neste cadastro, o usuário deve informar nome completo, data de nascimento e Estado em que reside.

Depois de preencher o cadastro, o usuário é recomendado a compartilhar a informação com dez amigos ou cinco grupos. Feita a operação, você é encaminhado a páginas do governo Federal.Novo golpe da 'CNH Social' no Whatsapp já fez 3 milhões de vítimas

Tudo não passa de um truque: segundo o DFNDR, apesar da prática não roubar informações pessoais do smartphone do usuário, serve para que os hackers ampliem sua base de dados de contatos, e possam aplicar novos golpes.

“Queremos alertar a população para que evite clicar ou compartilhar links sem antes conferir se são verdadeiros ou falsos”, alerta Emilio Simoni, diretor do DFNDR. Que tal compartilhar essa informação com colegas, para evitar que caiam no golpe?

Conteúdos relacionados