No 1°dia de matrícula na rede estadual, pais reclamam de demora e tumulto nas escolas

Lotação e demora têm incomodado 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Lotação e demora têm incomodado 

O período de matrícula dos estudantes da rede estadual de ensino começou nesta segunda-feira (23) e o processo já tornou-se alvo de reclamação entre pais e estudantes. A grande procura tem lotado as escolas e, além disso, a pequena quantidade de atendentes tem resultado em tumultos e horas de espera.

Em uma foto enviada por uma leitora é possível ver o setor de matrículas da Escola Estadual Hércules Maymone lotado de pais e estudantes. Além do tumulto a designação dos estudantes tem incomodado.

“É indignante. Tumulto, alunos sendo designados para lado oposto onde moram, outros que não foram designados para nenhuma das opções escolhidas. Erro no sistema ou dos que comandam o sistema?”, indaga a denunciante.  

Na Escola Estadual Professora Flavina Maria da Silva, no Jardim Morenão, em Campo Grande, mesmo com a previsão de que a secretaria seria aberta às 8 horas, uma fila com mais de 100 pessoas foi formada ainda durante a madrugada para fazer matrícula. Para piorar, uma queda no sistema teria prejudicado o processo.

O prazo para confirmar a matrícula na rede estadual começou nesta segunda-feira (23) e se estende até a sexta-feira (27).  A matrícula deve ser ser feita na escola para qual o aluno pré-inscrito foi designado. O horário de atendimento é das 7h às 17 horas. Caso a confirmação não seja feita dentro do prazo a vaga será destinada a outro estudante.

De acordo com a SED (Secretaria Estadual de Educação), por causa da grande pŕocura por vagas da Rede Estadual de Ensino, algumas designações não saíram para as escolas de preferência. A secretaria informou que quem não estiver satisfeito pode continuar concorrendo nas próximas chamadas.

Conforme a assessoria de comunicação do Governo do Estado, na pré-matrícula havia a opção de selecionar três possíveis escolas para as quais os alunos seriam direcionados. Entretanto, devido ao expressivo volume inscrições, o sistema não localizou vagas nas escolas pretendidas e, em alguns casos, os alunos foram designados para unidades que não necessariamente eram próximas às suas residências, mas para onde havia vaga.

A secretaria orienta pais e alunos que não ficaram satisfeitos com os locais, que é possível continuar concorrendo a uma lotação na escola pretendida, por meio de nova chamada, desde que não efetuem matrícula.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

chuva de meteoros
dengue