MPE-MS recomenda que prefeito elabore Plano de Saneamento Básico em 90 dias

Sem Plano, município pode ficar sem recursos da União

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Sem Plano, município pode ficar sem recursos da União

O MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) recomendou ao prefeito de Paranhos, Dirceu Bettoni (PSDB), que elabore em até 90 dias o Plano Municipal de Saneamento Básico, com organograma de obras de infraestrutura no município para os próximos quatro anos.

A recomendação é resultado de um inquérito civil instaurado pelo promotor de Justiça William Marra Silva Júnior, que constatou a inexistência de Plano Municipal de Saneamento Básico em Paranhos.

Ainda de acordo com o inquérito, não há previsão na Lei Orçamentária Anual  de nenhuma aplicação de recursos em ações de saneamento básico no município, para todo o ano de 2017.

Na recomendação, o MPE-MS traz dados da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que afirma que cada R$ 1 investido em saneamento básico, equivale a uma economia de R$ 4 em gastos com o sistema de saúde.

Caso o município não elabore o Plano Municipal, pode parar de receber recursos da Un ião destinado às ações de saneamento básico, conforme o Decreto Federal n. 8.629/2015.

O prefeito Dirceu Bettoni deverá elaborar também a previsão orçamentária de recursos para o saneamento básico nos próximos quatro anos de sua gestão, ainda de acordo com a recomendação.

Cópias da recomendação foram enviadas também à Câmara de Paranhos, para que fiscalize a implantação das medidas. A publicação foi assinada pelo promotor de Justiça William Marra Silva Júnior.

Conteúdos relacionados

Yoga