Morre Toshimitsu Aratani aos 85 anos, após deixar livro para descendentes
Foi pioneiro da imigração japonesa no Estado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Foi pioneiro da imigração japonesa no Estado
Morreu nesta sexta-feira, aos 85 anos, um dos pioneiros da imigração japonesa no Estado, o aposentado bancário e pecuarista Toshimitsu Aratani. Atuante entre a comunidade japonesa, era muito ativo na Associação Nipo Brasileira e um forte colaborador da Igreja Budista, além de ser um entusiasta do beisebol. Meses antes de morrer, deixou para seus descendentes um livro com suas memórias.
Toshimitsu Aratani foi o sexto filho de uma das famílias japonesas que imigrou para o Basil. Nascido em 23 de janeiro de 1932, em Bastos (SP), passou a infância na Fazenda Harmonia. Se tornou bancário aos 19 anos em Presidente Prudente (SP), profissão á qual se dedicou por 30 anos. Em meados do século passado foi transferido para o então Mato Grosso e incentivou seus irmãos para também se mudarem para Campo Grande.
Após deixar a carreira bancária, tornou-se pecuarista em Rio Negro, município 163 quilômetros distante de Campo Grande, e ao esporte, sendo um dos que mais contribuiu para o beisebol na Capital.
Foi uma das lideranças que batalharam pela construção da sede da Associação Campograndense de Beisebol e concretizou a realização do sonho de muitos adeptos à atividade: a criação da Federação de Beisebol e Gatebol em Mato Grosso do Sul.
Segundo Jorge Gonda, presidente da Associação Nipo Brasileira de Campo Grande, Toshimitsu foi sempre muito ativo nas diversas organizações que envolvem a comunidade japonesa. “Sempre ajudou muito a Associação Nipo e colaborou bastante para a Igreja Budista”, conta.
O descendente nipônico era atuante também em toda a sociedade, tendo construido com recursos próprios uma ponte que atende aos moradores e negócios de Rio Negro.
Livro
Antes de morrer, Toshimitsu deixou um livro para seus descendentes. Segundo sua sobrinha, a jornalista Neiba Ota, o desejo do pecuarista era salvar a saga da família do Japão ao Brasil, que poderia “ser esquecida pelo tempo e até enterrada de vez com a partida dos mais velhos”.
À sobrinha, Toshimitsu contou os detalhes de uma vida de sacrifícios e conquistas. As lembranças registradas trazem lições de determinação de um trabalhador que chegou no, então, Mato Grosso, assistiu a criação de um novo estado e contribuiu para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. O Livro Raízes de Amor, Fé e Trabalho foi lançado em abril.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.