Moradores usam baldes de água para apagar incêndio em vegetação do Rio Formoso

 A cidade não conta com Corpo de Bombeiros

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 A cidade não conta com Corpo de Bombeiros

No rio considerado um dos mais cristalinos do mundo, a fumaça das queimadas fez desaparecer a transparência do banhado do Formoso, em Bonito – a 300 quilômetros de Campo Grande. No último final de semana, parte da vegetação ficou em chamas, e no desespero, um grupo de moradores da cidade tentaram apagar o fogo com baldes de água.  Em um vídeo a que o Jornal Midiamax teve acesso, é possível ver o combate ao incêndio. 

Em uma publicação de domingo no Facebook, os ‘Amigos do Formoso’ mostram a dificuldade para controlar a queimada na encosta do rio: Dois moradores se arriscam e de dentro do da água enchem baldes na esperança de apagar o incêndio. A vegetação destruída está localizada no Parque Ecológico do Rio Formoso, espaço dedicado à receber turistas e de atividades junto à natureza. O grupo conseguiu salvar um Tamanduá Mirim.

A cidade não conta com Corpo de Bombeiros, a unidade mais próxima fica no município de Jardim, que também é responsável pelo atendimento nas regiões dos municípios de  Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Bela Vista. Portanto, são 70 quilômetros até o socorro mais próximo chegar. Os militares informaram que o incêndio está controlado, mas explicaram que não é possível levar equipamento à área por se tratar de um alagado e ainda não se sabe o que causou a queimada.

Queimadas

Mato Grosso do Sul registrou 443 focos de incêndio em 2017 e ocupa a segunda no ranking nacional de maior concentração de queimadas, de acordo com o Programa de Controle de Queimadas. O número é o dobro do registrado no começo do ano de 2016 com 222 registros.

Veja o combate:

Conteúdos relacionados