Dos 5 escalados, 2 estão atrasados
Pacientes que precisam de atendimento estão enfrentando uma demora maior que a habitual na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon, nesta segunda-feira (30). De acordo com o relato de duas pacientes, dois médicos escalados para esta tarde faltaram, atrasando ainda mais o atendimento. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou que dois médicos estavam atrasados.
Uma mulher de 32 anos, que preferiu não se identificar, contou que precisou levar a mãe, uma idosa de 79 anos, até a unidade. “Ela está com fortes dores no estômago”, contou. A chegada foi por volta da 13:30 desta tarde e a paciente contou que os médicos estavam atrasados. “Não tem médico aqui. Era pra ter 4 a partir das 13:00 horas, mas não chegaram”, disse.
Devido ao número de pacientes que estão esperando na UPA por atendimento e pela falta dos médicos, ela desistiu do atendimento para a mãe. “Eu estou indo embora porque eu preciso trabalhar e a minha mãe não foi atendida”, contou.
Outra paciente, de 24 anos, chegou na unidade por volta das 10:30 por e contou que, até o momento, 2 médicos não apareceram para trabalhar. Conforme a jovem, a informação é repassada pela própria recepção da unidade e que a demora é maior por esses desfalques.
A assessoria de imprensa da Sesau confirmou que dos 5 clínicos escalados para o atendimento durante a tarde, dois estão atrasados. Conforme a secretária, das 5 UPAs da cidade, apenas nesta teve atrasos nesta segunda-feira.
A Sesau explicou ainda que os médicos têm um prazo para apresentar atestado médicos caso seja confirmada a ausência deles. Se não houver a apresentação desta documentação, os dois podem responder por processo administrativo.