Matrículas de ensino fundamental em tempo integral caem 46%
Censo mostra pouca adesão a modalidade
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Censo mostra pouca adesão a modalidade
As matrículas em tempo integral do ensino fundamental caíram 46% em 2016, de acordo com os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2016 divulgados hoje (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O percentual de alunos em tempo integral nessa etapa do ensino passou de 16,7% em 2015 para 9,1% em 2016. As informações são da Agência Brasil.
De acordo com a Agência, no ensino médio, o percentual de alunos em tempo integral aumentou, passando de 5,9% em 2015 para 6,4% em 2016. Uma das metas do Plano Nacional de Educação é que pelo menos 50% dos alunos da educação básica estejam matriculados na educação em tempo integral até 2024.
O levantamento mostra que, atualmente, 2,8 milhões de crianças e adolescentes de quatro a 17 anos estão fora da escola. Nessa faixa etária, o ensino é obrigatório. “Quando o assunto é a educação infantil, na faixa etária adequada à creche (até 3 anos de idade) o atendimento escolar é de apenas 25,6%. O Plano Nacional de Educação propõe que o atendimento chegue a 50% dessa população. Já na faixa etária adequada à pré- escola (4 e 5 anos), o atendimento é de 84,3%”, explica a Agência.
Conforme a Agência Brasil, praticamente todos os alunos no 1° ano do ensino fundamental estão na idade adequada para a série. No 5° ano, no entanto, é “considerável” a distorção idade/série. “A taxa de aprovação no 3° ano do ensino fundamental é baixa, nesta que é uma etapa típica de um aluno de oito anos que está no final do ciclo de alfabetização”, esclarece.
Em Mato Grosso do Sul, ao todo, 12 escolas da rede do Estado de ensino irão ofertar ensino médio em tempo integral. Oito delas são situadas em Campo Grande, enquanto as outras quatro estão em Corumbá, Dourados, Maracaju e Naviraí
Censo – A pesquisa é feita anualmente pelo Inep – em parceria com as secretarias estaduais de Educação -, além de ser obrigatória aos estabelecimentos públicos e privados de educação básica. As estatísticas trazem informações sobre a realidade da educação infantil, dos ensinos fundamental e médio, da educação de jovens e adultos, da educação especial, da educação em tempo integral e da educação profissional.
Notícias mais lidas agora
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
- Candidata em MS foi eleita prefeita com quatro votos de diferença
- ‘Presidente, o senhor errou’, Tereza Cristina manda recado a Bolsonaro após derrotar candidato do PSDB em MS
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Propaganda eleitoral para 2º turno será retomada nesta segunda
Das 11 vitórias garantidas em primeiro turno, dez são de prefeitos que já ocupavam o cargo
Motociclista é reanimado e entubado após acidente no São Jorge da Lagoa
Cruzamento da Rua Alvilandia com a Rio Brilhante
Marina Helena declara apoio a Ricardo Nunes após se reunir com o prefeito
A economista disse que seu apoio ao emedebista está alinhado com as pautas
Nenhum familiar do adolescente que matou a mãe quer representá-lo na Justiça
Regina Fátima de Arruda, de 52 anos, foi morta com 20 facadas quando dormia em casa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.