Mapa prorroga prazo de vigência de emergência fitossanitária em MS

Riscos são nas lavouras de milho, soja e algodão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Riscos são nas lavouras de milho, soja e algodão

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) prorrogou o prazo de vigência de emergência fitossanitárias em Mato Grosso do Sul e em outros três estados. A publicação consta no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (7).

Em 2 de fevereiro deste ano, o Mapa decretou estado de emergência relativo ao risco de surto da praga Helicoverpa armigera. Com a nova portaria N° 2.293, de 6 de novembro, o prazo de vigência é válido até 30 de julho. Com a emergência fitossanitária, há implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais, previstas na Portaria nº 1.109, de 6 de novembro de 2013.

Mapa prorroga prazo de vigência de emergência fitossanitária em MS

As regras são válidas para a aquisição, transporte, armazenamento, controle de estoque, e devolução das embalagens vazias e resíduos. Com isso, os agricultores do Estado podem importar benzoato de emamectina para usar em suas lavouras, a fim de combater a lagarta. A importação, entretanto, deve ser precedida de autorização da SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário) e, o uso, ser controlado pela Iagro.

A Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.

Conteúdos relacionados

John Ashley, Observatório Nacional
Bolsa Família