O estoque de vacinas pode acabar antes do dia 9

O corre-corre pela vacina da gripe continuou durante a tarde desta segunda-feira (5) em Campo Grande. Segundo a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), houve grande procura em todos os postos de vacinação da cidade e a secretaria não descarta a hipótese do estoque terminar antes do dia 9 de junho. 

No UBS Cel. Antonino, que fica na rua Dr. Meireles, havia fila para a vacinação, porém o atendimento era rápido. Dona Edileuza dos Santos Moura, de 58 anos, precisou esperar apenas 10 minutos para ser imunizada. “Tá bem rápido o atendimento aqui. O pessoal tá ficando pouco tempo” comentou. 

Ela contou que já havia tentado se vacinar na semana passada, mas não conseguiu por não pertencer a nenhum grupo de risco. Depois da liberação do Ministério da Saúde, ela voltou o posto para conseguir sua dose. 

Ainda no Cel. Antonino, a fila que se formava era ligeiramente dispersada pelo atendimento dos funcionários. O jornal Midiamax conseguiu apurar que foram pelo menos 500 doses aplicadas no período da manhã. Liberada para todos, vacina da gripe não deve durar até dia 9 em Campo Grande

Do lado de fora, os vendedores externos Ana Oliveira, 47 anos, e Odemar dos Santos Silva, 23, trabalham na região e aproveitaram para se vacinar também. Odemar contou que chegaram por volta das 14 horas e levaram pelo menos 30 minutos para serem atendidos. “A fila estava chegando no poste da esquina e não parava de chegar mais gente. Minha senha foi a 275 pra você ter uma ideia.” explicou Odemar. 

Sobre o atendimento, ambos concordaram que foi rápido apesar do tamanho da fila. “Com esse movimento desde aquela hora, eu não acho que chega até o dia 9 não” disse Ana. Em contato com a Sesau, a assessoria admitiu que pela grande procura pode acabar antes da sexta-feira. 

A assessoria reforçou ainda que não terá repasse extra de vacinas e que a população irá se imunizar comente com o que tem no estoque da Capital. Foram enviadas 200 mil vacinas para Campo Grande e apenas 137 mil pessoas do público-alvo haviam sido imunizadas. De acordo com a Sesau, como houve vacinação no fim de semana, a segunda-feira começou com estoque abaixo dos 60 mil. 

Outra questão informada pela secretaria é de que não há prioridade no atendimento. As pessoas serão vacinadas pela ordem de chegada. 

Liberação da vacina​

O Ministério da Saúde liberou a imunização para todas as pessoas na semana passada. A decisão foi tomada porque ainda há 10 milhões de doses disponíveis na rede pública de saúde e o período de imunização acaba na próxima sexta-feira (9). A medida vale somente para este ano.  

Desde o começo do dia, os postos amanheceram com grande procura pela imunização. Naquele período, a Sesau havia informado que restava apenas 50 mil doses disponíveis.