Laboratório no Centro será fechado em 5 meses e 220 mil exames são cortados
Situação precária restringiu os exames
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Situação precária restringiu os exames
Sem estrutura mínima de funcionamento, o prédio onde funciona o Labcen (Laboratório Municipal), na Avenida Calógeras, será desativado dentro de cinco meses. Os exames da rede pública de saúde de Campo Grande devem passar a ser realizados na Policlínica Odontológica da Vila Cruzeiro, localizada na região norte. Os problemas oficialmente flagrados são muitos: falta de materiais, deficiência estrutural e descaso – que resultou em pelo menos seis mil tubos de sangue jogados no lixo e 220 exames a menos por mês.
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), responsável pelo laboratório, a transferência é em razão da condição insalubre no qual a instalação funciona – situação constatada pelo MPE-MS (Ministério Público do Estado) em Ação Civil contra a Prefeitura de Campo Grande. O município informou que o projeto ainda está em estudo, e alegou que o prazo de conclusão da transferência concedido pela Justiça é de até 150 dias, ou, cinco meses.
Enquanto a situação não é resolvida, 220 mil exames deixam de ser feitos pela saúde gerenciada pela Capital. Quando operava normalmente, eram elaborados 270 mil procedimentos por mês – sangue, urina, glicose, entre outros -, a quantidade mensal caiu para 50 mil, e compreende apenas casos de urgência e emergência.
As análises de emergência deixaram de ser feitos em 31 de outubro. A vigência do último contrato de fornecimento de reagentes expirou em janeiro de 2016, e desde então a prefeitura a Capital não compra novos materiais. Atualmente, o laboratório opera parcialmente nas áreas de hematologia (exames de sangue), parasitologia (exames de fezes) e urocultura (exames de urina). Os procedimentos nas áreas de bioquímica e imunologia funcionam somente com o apoio de um farmacêutico e do Instituto de Pesquisas,Ensino e Diagnósticos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Iped/Apae).
A previsão da Sesau é de que o laboratório volte a funcionar normalmente a partir de julho. Até lá, o fornecimento de materiais e insumos para os procedimentos é feito parcialmente, apenas para garantir a continuidade da realização dos procedimentos indispensáveis. Isso quer dizer que, para o paciente conseguir seu diagnóstico clínico quando retorna a uma consulta, pro exemplo, seu quadro de saúde pode estar agravado, tendo em vista a demora.
A grave deficiência estrutural do laboratório da prefeitura – com a presença de diversas inconsistências sanitárias -, foi revelada em denúncia do Ministério Público Estadual, no ano passado. A vistoria mostrou o quadro deficiente de sobrevivência do laboratório, que deixou de cumprir seu papel fundamental: realizar diagnósticos. Os reagentes esgotaram, e desde maio uma série de exames foram abandonados.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Vem aí! Anne Hathaway confirma terceiro filme da série ‘O Diário da Princesa’
Para quem é fã dos filmes da Disney ‘O Diário da Princesa’, estrelados por Anne Hathaway, a atriz compartilhou uma boa notícia, nesta sexta-feira (4): a produção de um terceiro filme. A protagonista da série de filme confirmou que ‘O Diário da Princesa 3’, já está desenvolvimento, 20 anos após o lançamento do segundo. Em…
Bia Miranda faz a fila andar e engata romance com famoso; saiba quem
Bia Miranda faz a fila andar após término com Gato Preto; influenciadora teria engatado um romance com um cantor famoso; saiba detalhes
Acusado de tentar matar genro é condenado a 5 anos no semiaberto e R$ 10 mil de indenização
José Dalberto dos Santos Arcanjo disse em plenário que o caso não passa de um acidente
VÍDEO: casal é sequestrado em SP; um dos suspeitos foi morto e os outros 2 presos
Os dois homens foram vítimas de um sequestro relâmpago
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.