Jovem com hidrocefalia espera há mais de um mês por exame solicitado com urgência
Agendamento foi realizado em clínica conveniada, diz HU
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Agendamento foi realizado em clínica conveniada, diz HU
Jovem de 18 anos, que sofre de hidrocefalia e faz acompanhamento por conta de tumor no cérebro, espera há mais de um mês por uma ressonância. Conforme familiares, o HU (Hospital Universitário – Maria Aparecida Pedrossian), em Campo Grande, onde o rapaz é atendido, suspendeu os exames e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) negou o segundo pedido de realização do procedimento. O HU diz que a ressonância foi agendada em clínica conveniada, já que o hospital não possui o equipamento.
“Há mais de um mês a médica fez um pedido de ressonância e disse que era urgente, ficamos esperando e nada. Informaram a minha mãe de que o hospital não está fazendo exames”, relata e irmã do paciente, que prefere não se identificar.
A jovem diz ainda que nessa terça-feira (14) a mãe solicitou um novo pedido para que levasse à Sesau, na expectativa de conseguir o procedimento ao filho, porém, teve o pedido negado pela Secretaria.
“Minha mãe pegou um novo pedido no HU e levou na Sesau, mas quando chegou lá eles disseram que não poderiam fazer porque ele tem de estar cadastrado em um sistema de vagas. Não sabemos mais o que fazer, estamos desesperados”, desabafa.
Em nota a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que não consta, no sistema de regulação de exames pedido de ressonância magnética para o paciente. Segundo a secretaria, a responsabilidade de inserir os pedidos de exames são as unidades de origem, no caso, o HU. A Sesau informa que os usuários que que buscam a liberação de exames, são orientados a retornem às unidades de origem para que lá sejam inseridos os pedidos no sistema. A nota cita ainda que a “Sesau acompanha todos os pedidos através do sistema de regulação e ressalta que não nega pedidos de exames a pacientes”.
Já a assessoria de imprensa do HU informa que o agendamento do exame foi realizado na clínica conveniada ao HU, a Unic, sem informar, no entanto a data em que o exame será realizado nem o motivo da demora.
Foi informado também que “o hospital não possui equipamento próprio de ressonância magnética e atende a essas necessidades através desse convênio com a Unic”. Ainda de acordo com a assessoria do HR, “o hospital está realizando um acordo com a Santa Casa para que esse tipo de exame seja realizado naquela unidade, enquanto o HU atenderá demandas da Santa Casa de outros tipos de exames por ele realizado”.
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