Jovem cientista que deu nome a asteroide recebe prêmio de empreendedorismo

Invenção será comercializada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Invenção será comercializada

Foram diversos prêmios nacionais e internacionais recebidos por Luiz Fernando da Silva Borges, o jovem aquidauanense que recebeu a honraria de dar seu nome à um asteroide, pelas suas invenções. Mas nesta quinta-feira (31) ele recebeu um reconhecimento um tanto diferente:  Prêmio Jovem Empreendedor 2017 pela Assembleia Legislativa.

Para o jovem, o recebimento deste prêmio, assim como todos os outros, “é reconhecimento por um trabalho que fiz, porque eu amo”. A honraria foi dada pela pela criação da Hermes Braindeck, que é  uma interface cérebro-computador para comunicação com pacientes inicialmente classificados em estados vegetativos ou de coma.

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele conta que em cerca de dois anos espera estar prestando serviço com o equipamento que ele inventou. Por enquanto a empresa está em fase inicial de abertura.

Jovem cientista que deu nome a asteroide recebe prêmio de empreendedorismo

Segundo Luiz Fernando, a empresa terá dois modelos de negócios. Em um deles, o serviço será prestado a familiares de pacientes em coma ou estado vegetativo, onde um técnico vai verificar a possibilidade de uma sessão de comunicação e, se possível, o processo será realizado.

Apesar de ainda não dispor de valores, Luiz Fernando diz que o custo das sessões não devem ser muito diferentes dos valores cobrados por exames clínicos de diagnóstico por imagem. E ainda pode haver a possibilidade de parceria com planos de saúde.

O outro modelo de negócio seria a venda do equipamento para hospitais, onde os profissionais terão treinamento de como usar o aparelho.

Dificuldades

Segundo Luiz Fernando, não existem dados com números de pacientes no Estado. “Uma das dificuldades que enfrentamos é que o Brasil é péssimo para registro de dados médicos”, lamenta Luiz Fernando. “Só existem pessoas em coma e em estado vegetativo completamente capazes de se comunicar porque a escala utilizada para classificar seu nível de consciência é imprecisa”, completa.

Prêmio Jovem Empreendedor

O cientista valoriza premiações como a que recebeu. “As ações de reconhecer tais iniciativas são importantes para não desistir e ter a oportunidade de fazer diferente. O papel de protagonismo às vezes é muito desestimulado. Não se vive só de vitórias. O prémio é bom para dar motivação”, reconhece.

O Prêmio Jovem Empreendedor faz parte da Semana do Jovem Empreendedor de Mato Grosso do Sul, que está em sua 4ª edição, que foi proposta pelo deputado estadual Marcio Fernandes (PMDB). Neste ano, 46 jovens receberam o Diploma de Honra ao Mérito e o Troféu Jovem Empreendedor de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados