JBS recebe outorga para captação de 423 mil³ de água por ano em MS

Recursos serão captados do aquífero Bauru
| 17/04/2017
- 18:12
JBS recebe outorga para captação de 423 mil³ de água por ano em MS

Recursos serão captados do aquífero Bauru

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu uma outorga de uso de recursos hídricos do sistema aquífero Bauru para a empresa frigorífica JBS, no município de Nova Andradina.

A outorga permite a captação anual de 432 mil m³ de água do aquífero, o equivalente a 432 milhões de litros. De acordo com a portaria do Imasul, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (17), os recursos serão utilizadas para fins industriais.

A autorização para que a empresa utilize a água não apresenta risco de contaminação do aquífero, segundo o Imasul, uma vez que a concessão autoriza apenas a captação, e não o despejo de resíduos.

As outorgas dos volumes de água que poderão ser captados pelas empresas leva em consideração a capacidade total dos aquíferos, para que não haja prejuízo aos mananciais.

Em fevereiro, a JBS havia recebido também a outorga para captação de recursos hídricos do aquífero Guarani e Serra Geral. A empresa recebeu autorização para utilizar as águas do manancial por 10 anos, captando 1,8 bilhões de litros por ano.

A nova outorga foi autorizada pelo ex-diretor-presidente do Imasul, Jaime Elias Verruck, ainda quando ocupava o posto em 17 de março.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Veja também

Corpo de Bombeiros foi acionado para um incêndio de grandes proporções em vegetação de um...

Últimas notícias