Capacitação ocorreu na Capital

Peritos criminais de Campo Grande e de unidades regionais do Estado participaram do curso “Perícia em local de incêndios”.

A capacitação aconteceu nesta sexta-feira (11), na Escola de Saúde, na Capital, e teve a participação de 43 servidores da Coordenadoria Geral de Perícias. Agentes de polícia científica também fizeram a formação, que teve público-alvo pessoal das equipes da externa, que atendem locais de ocorrências.

Os palestrantes foram os peritos criminais Cícero Wagner Calixto dos Santos, Aline Assunção Souza e Soraia Cristina Tiviroli Higa, todos do Instituto de Criminalística.

O curso abordou seis grandes temas: estatística de ocorrências, objetividade jurídica e sujeitos, introdução à ciência do fogo, perícia em incêndios em veículos, perícia em incêndios florestais e estrutura do laudo pericial.

Os peritos oficiais ainda discutiram casos específicos e assistiram a vídeos de casos reais e simulações para identificar técnicas que vão ajudar a produzir laudos e provas periciais.

O trabalho da perícia em casos de incêndio é fundamental para garantir levantamentos precisos. Em situações onde há vítimas e até mesmo morte, os laudos garantem à investigação materialidade para o inquérito ser levado à Justiça.

O material do curso foi formatado pelo IC com 53 páginas e distribuído para todos os participantes. A carga horária total foi de 7 horas.

“A principal importância de capacitações como essa é que peritos da Capital e do interior possam ter conhecimento para elaborar os laudos conclusivos. Esses documentos vão auxiliar o julgamento pela Justiça, principalmente em casos que envolvem risco à vida das pessoas e incêndios criminosos”, explicou o diretor do Instituto de Criminalística, perito criminal Marcelo Pereira de Oliveira.

Estatística

Base de dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostra que em 2016, 394 ocorrências de incêndio foram registradas com acionamento da perícia. Entre janeiro de 2013 e junho de 2017, esse número chega a 1.809.

No caso de incêndios em mata ou floresta, ano passado foram 40 registros. No perído de janeiro de 2013 a junho deste ano, estatística aponta para 93 ocorrências.