Da  972 vagas  metade serão para as cotas sociais.

Começam nesta terça-feira as inscrições para o Processo Seletivo (PSV) da Universidade Federal da Grande () 2018.

Elas deverão ser feitas via página do Vestibular (https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2018) e o candidato deve ficar atento, pois é no ato da inscrição que ele indica a sua opção de entrada: acesso universal ou cota social.

Das 962 vagas na UFGD, metade são para cota social, ou seja, para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Dentro dessa forma de entrada, também há vagas para quem tem renda familiar acima de um e 1/2 salário mínimo e para quem tem renda familliar abaixo. 

A coordenadoria do Centro de Seleção explica que tudo deve ser comprovado na hora da matrícula via documentação específica, já disponível em https://cs.ufgd.edu.br/download/EDITAL%20DE%20DIVULGA%C3%87%C3%83O%20PROGRAD%20%2021_An%C3%A1lise%20de%20Renda.pdf.

Se o candidato não conseguir comprovar renda será eliminado do PSV-2018, sem possibilidade de reclassificação.

As vagas reservadas da cota social também serão preenchidas por autodeclarados indígenas, pardos, pretos e por pessoas com deficiência, nos termos do artigo 4° do Decreto n° 3.298/1999.

A INSCRIÇÃO

A inscrição deve ser feita exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2018, pelo próprio candidato ou por terceiro, que assumirá a responsabilidade da mesma, não havendo a necessidade de apresentar procuração. Para a inscrição, o candidato deverá estar inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF). 
PROVAS
As provas do PSV serão realizadas no dia 26 de novembro nos locais indicados na confirmação de inscrição, nas cidades de Dourados e Campo Grande. Pela manhã, das 8h às 10h, haverá a prova de Redação e à tarde, das 14h às 18h, haverá a prova Objetiva com 60 questões. O resultado final será divulgado no dia 15 de janeiro, às 17h.

O candidato que estiver cursando o 1º ou o 2º ano do Ensino Médio ou equivalente somente poderá se inscrever na condição de treineiro, participando das provas do processo seletivo apenas para avaliar seus conhecimentos, não havendo classificação, pois não concorrerá às vagas ofertadas no edital.

O Manual do Candidato estará disponível no endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2018 no início das inscrições. A UFGD não disponibilizará nem enviará cópia impressa do Manual do Candidato aos inscritos.
A taxa de inscrição será de R$ 100,00 (cem reais). Tem direito à isenção o candidato que possui renda familiar per capita igual ou inferior a um e 1/2 salário mínimo tendo cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou foi bolsista integral em escola da rede privada. 

O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição nos prazos estabelecidos no cronograma nas agências bancárias, atentando-se para os horários de funcionamento das instituições e certificar-se de que todos os campos constantes na GRU foram informados corretamente.

Qualquer informação incorreta em qualquer campo da GRU impossibilitará a identificação do pagamento da taxa de inscrição, ocasionando o indeferimento da inscrição.