Índios participam de retiro como meio de ‘escapar’ das drogas
Jovens e adolescentes se reúnem por quatro dias em Campo Grande
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Jovens e adolescentes se reúnem por quatro dias em Campo Grande
Ao menos 500 adolescentes e jovens índios se reúnem desde ontem, sábado, 25, na aldeia urbana Darcy Ribeiro, em Campo Grande, onde participam de um congresso promovido por professores, líderes religiosos e caciques indígenas. O evento é bem parecido aos retiros espirituais promovidos por igrejas católicas e evangélicas frequentadas por brancos.
“A ideia é afastar eles [jovens e adolescentes] das drogas e das bebidas alcoólicas, cigarros, um de nossas maiores preocupações”, disse Vânio Lara, cacique da aldeia Darcy Ribeiro, criada em 2007, onde vivem hoje em torno de 120 famílias.
O congresso, que segue até terça-feira, atraiu índios de aldeias de Aquidauana, Miranda e também de Sidrolândia. Na tarde deste domingo (26), os líderes do evento iam promover uma gincana aos arredores do centro da aldeia, onde fica a Igreja Pentecostal frequentada pelas famílias da região.
O congresso em questão é promovido pelo nono ano. Evento parecido a este é realizado por duas ocasiões, no dia do Índio (21 de abril) e no dia 2 de Abril, Dia da Criança.
“Dependência pelas drogas é a doença do mundo, e temos de combatê-la. A Igreja [Pentecostal, no caso] não deve se preocupar apenas com a religiosidade. Nesse congresso, jovens e adolescentes participam de estudos que mostram o que acontece no mundo e também de atividades recreativas”, afirmou o professor da aldeia indígena Cachoeirinha, em Miranda, Amarildo Júlio.
Pastor Rogério Lemes, também da aldeia Cachoeirinha, disse que o alcoolismo na região de Miranda, onde vivem em torno de 7 mil índios tem sido combatido com palestras e estudos. “E tem dado certo”, disse o pastor.
O evento indígena tem sido custeado pelos próprios índios. “Nossas casas viram hotéis durante esse período”, disse o cacique Vânio.
Mato Grosso do Sul abriga a segunda maior população indígena do Brasil, com 77 mil habitantes. Além do alcoolismo, droga, os índios são afetados também com casos de suicídios, principalmente na região da Grande Dourados.
Notícias mais lidas agora
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
Últimas Notícias
Em meio a alerta de tempestade, chuva chega com força em Campo Grande
Se você pretende aproveitar o feriado de Divisão do Estado fora de casa, é bom preparar o guarda-chuva
Governo de MS paga R$ 1,2 milhão com aluguel em Brasília
Contrato foi publicado em edição do Diário Oficial de MS
Ex-BBB Lucas Buda expõe acordo financeiro com Camila Moura: “Pago”
Após divórcio polêmico, ex-BBB Lucas Buda revelou ter feito um acordo financeiro com a ex-mulher Camila Moura; saiba detalhes
Com feriado de Divisão do Estado, confira o que abre e fecha nesta sexta-feira em Campo Grande
Com o feriado de Divisão do Estado, o comércio e os serviços públicos funcionam em horário diferenciado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.