Pular para o conteúdo
Cotidiano

Independência ou não? Pequenina, Paraíso das Águas é disputada na Justiça

Julgamento da ação será na próxima semana
Arquivo -

Julgamento da ação será na próxima semana

fica a 277 quilômetros de Campo Grande e possui pouco mais de 5 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em Campo Grande, a capital do Estado, ainda tem gente que não sabe da emancipação do município há 13 anos. Encontrar um carro com placa de ‘Paraíso’, é uma tarefa ainda mais difícil. Mas, engana-se quem pensa que a pequena cidade não tem importância. Para os mais descrentes, fiquem sabendo que há uma disputa na Justiça pelos 5.032,469 km² de território. 

Na próxima quarta-feira (8), a cidade volta ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, para o  julgamento da ação ordinária em que o município de Chapadão do Sul – o vizinho – pede a anulação do ato que criou o município de Paraíso das Águas. O processo será julgado pelo Órgão Especial, tendo como relator o Desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva.

Conforme o TJ MS, também são partes nesta ação o Estado de Mato Grosso do Sul e a Assembleia Legislativa do Estado. Os dois Poderes defendem a manutenção do ato administrativo que criou o Município de Paraíso das Águas.

Pequenina, a cidade fica no nordeste do Estado e era um distrito de . Quando foi criado, abrangeu partes dos municípios de Água Clara, Costa Rica e Chapadão do Sul. A cidade foi emancipada pelo Governo do Estado em 2003, após plebiscito aprovado por 96,34% dos eleitores das três cidades. Porém, a criação mesmo, data de 1° de janeiro de 2013. O imbróglio acontece por conta de questões econômicas 

O decreto de emancipação foi questionado judicialmente pela prefeitura de Água Clara, que alegava prejuízo na economia por conta da perda de território. O impasse durou até dezembro de 2009, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou válido o decreto estadual que dava autonomia a Paraíso.

As eleições chegaram a ser marcadas para março de 2010, mas foram suspensas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão determinou que a escolha do prefeito e dos vereadores fosse realizada nas eleições municipais de 2012. 

A ação a ser julgada na próxima semana foi proposta pelo município de Chapadão do Sul que sustenta, em síntese, que que criou Paraíso é inconstitucional, uma vez que a votação para a criação do Município de Paraíso das Águas não teria alcançado o quorum mínimo de eleitores previsto em resolução expedida pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitora de Mato Grosso do Sul) de modo que a consulta plebiscitária não poderia ter sido homologada.

O MPE (Ministério Público Estadual) se manifestou na ação, durante o ano de 2016, afirmando que “toda a questão constitucional suscitada nos presentes autos já foi exaustivamente debatida pelo Supremo Tribunal Federal, guardião e primordial intérprete da Constituição, que sedimentou seu posicionamento, não cabendo mais uma vez se revisitar as teses levantadas na exordial.Ademais, é fato que o tempo já consolidou a situação jurídica do Município, que após quase de 13 (treze) anos de sua criação já se encontra estruturado e em pleno funcionamento”, pontuou o procurador-geral do Estado, Paulo Cesar Passos.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

8 de janeiro: STF condena cabeleireira que pichou estátua a 14 anos de prisão

Morador teme queda de postes depois de rio se formar no meio da rua no Jardim Noroeste

Hilux ocupada por quatro pessoas capota na ‘Curva da Morte’ na BR-060

MPT-MS investiga pesqueiro em que caseiro foi morto por onça

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Em um dia, Campo Grande registrou volume de chuva esperado para todo mês de abril

Polícia Federal abre concurso com oito vagas para MS e 192 em todo o Brasil

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Empresa de celulose anuncia seis processos seletivos em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Vagas abertas são nas áreas de Mecânica, Logística e Manutenção Florestal

MidiaMAIS

“Barulho dos ossos quebrando”, lembra pescador de MS que sobreviveu a ataque de onça

Situação foi relembrada por pescador após a morte de Jorge Ávalo, que foi atacado por onça nesta semana

Publieditorial

Banco Master registra lucro recorde e amplia oportunidades em todo Brasil

Sob comando de Daniel Vorcaro, instituição financeira dobra resultados e projeta crescimento nacional

Trânsito

Tráfego na BR-267 em Jardim é normalizado com exceção de ‘pare e siga’ no km 556

Após dias de interdição total e parcial devido aos estragos causados pelas fortes chuvas da última semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que a rodovia está liberada