Inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir de 1º de dezembro

Nesta semana, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul () abriu 200 vagas em cursos técnicos de nível médio subsequentes e integrado, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

As opções são os cursos técnicos subsequentes em Agricultura e Informática para Internet, no Campus Ponta Porã; Manutenção e Suporte em Informática, em Três Lagoas; e Zootecnia, em Nova Andradina. Para concorrer às vagas, é necessário ter o ensino médio completo ou equivalente.

Em Aquidauana, a oferta é para o técnico integrado em Edificações, na modalidade Proeja. O candidato deve ter concluído o ensino fundamental e idade mínima de 18 anos até a data da matrícula, prevista para janeiro.

Cotas

Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram a escolaridade mínima exigida na rede pública, comprovarem renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio, e/ou aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção por essas vagas deverá ser manifestada no ato da inscrição. Na matrícula, o candidato deverá apresentar a documentação que comprova a condição de cotista.

Inscrições

São gratuitas e podem ser feitas entre os dias 1º de dezembro e 10 de janeiro de 2018, pela Página do Candidato da Central de Seleção. Candidatos que não têm acesso à internet podem fazer a inscrição nos campi do IFMS.

A seleção e a classificação dos candidatos serão feitas por sorteio eletrônico, marcado para 15 de janeiro, na reitoria. A classificação final e a primeira chamada serão divulgadas no dia 19.

As matrículas dos convocados na primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 22 e 26 de janeiro. O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro.

Cursos

Todos os cursos são gratuitos. Nos subsequentes, é ofertada a formação técnica na área escolhida por um período mínimo de um ano e meio. O diploma é válido para o exercício profissional.

Na modalidade Proeja, o estudante faz o ensino médio e as disciplinas do técnico ao mesmo tempo. O curso tem duração de três anos. Ao final, o formando poderá ingressar no mercado de trabalho ou no ensino superior.