Hospitais públicos fecham e pacientes graves só podem ir para Santa Casa

Maternidade Cândido Mariano também fechou centro cirúrgico 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Maternidade Cândido Mariano também fechou centro cirúrgico 

Comunicado interno de dois hospitais e uma maternidade de Campo Grande informa o fechamento do centro cirúrgico das unidades de saúde. Com a suspensão das cirurgias eletivas e dos atendimentos de urgência e emergência do Hospital Universitário, Hospital Regional e da Maternidade Cândido Mariano, o único destino para pacientes graves da rede pública de saúde é a Santa Casa de Campo Grande, que pode ficar sobrecarregada com a centralização da demanda de usuários.

Comunicado interno assinado pelo núcleo interno de regulação de leitos e vagas e pelo plantão administrativo do Hospital Regional informa ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Central de Vagas, que devido a superlotação do centro obstétrico e da maternidade, o atendimento de novos pacientes será interrompido temporariamente. “Devido a isso o centro obstétrico está temporariamente fechado”, diz o documento emitido nesta sexta-feira (8).

Já documento assinado pelo diretor técnico e pela enfermeira responsável pelo centro cirúrgico da Maternidade Cândido Mariano, destinado ao Samu, Corpo de Bombeiros e a Central Estadual de Regulação de Vagas e Leitos, comunica que, por conta de uma reforma, o centro cirúrgico será interditado. “Solicitamos que, se possível, seja evitado o encaminhamento de pacientes para esta instituição durante este período”, informa o comunicado interno.

Na quinta-feira (6), o Hospital Universitário anunciou cancelamento das cirurgias eletivas e de urgência no Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico por falta de compressas. O atendimento de novos pacientes no Pronto Atendimento Médico e na Maternidade também foram suspensos.

O HU afirma que a compra de novas compressas cirúrgicas foi feita na última sexta-feira (31), porém, o fornecedor não tinha o material à pronta-entrega e a previsão de chegada do material é para a próxima segunda-feira (10). A direção da unidade também disse em nota que tentou, mas não conseguiu o empréstimo de compressas com hospitais de Campo Grande, Estado ou com a Secretaria Municipal de Saúde.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital Regional, mas até o fechamento desta matéria não tivemos retorno. O setor de atendimento da Maternidade Cândido Mariano confirmou o fechamento do centro cirúrgico. 

Conteúdos relacionados