Hipermercados conseguem autorização para funcionar no feriado em Campo Grande

Nos bairros, mercados ficarão fechados
| 29/04/2017
- 22:44
Hipermercados conseguem autorização para funcionar no feriado em Campo Grande

Nos bairros, mercados ficarão fechados

No , na próxima segunda-feira (1°), as redes supermercadistas conseguiram autorização na Justiça para abrirem as portas em Campo Grande. De acordo com o SECCG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande), Carrefour, Walmart e o Grupo Pão de Açúcar (Extra) poderão funcionar das 8h às 14 horas. Já os outros mercados da Capital, vão ficar fechados.

Sem fechar a Convenção Coletiva, a lei não permite que os supermercados abram em qualquer feriado municipal, regional ou nacional. No feriado de Tiradentes, 21 de abril, alguns estabelecimentos funcionaram normalmente, provocando o repúdio do sindicato que representa os trabalhadores.

O SECCG informou que foram suspensas as negociações com os supermercadistas depois que os patrões insistiram em pagar apenas metade do INPC acumulado nos 12 meses que antecederam a data base da categoria, que é dia primeiro de abril. Metade desse índice corresponde a pouco mais de 2% de reajuste.

O sindicato que representa os funcionários ingressou ação na Justiça e, na última quarta-feira (26), o juiz substituto Izidoro Oliveira Paniago, da 7ª Vara de Campo Grande, havia definido que os estabelecimentos só poderiam abrir nos próximos feriados, incluindo no dia 1º de maio, se houvesse acordo coletivo com os trabalhadores.

O Sindsuper (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Campo Grande) informou aos empresários que permanecessem com as portas fechadas em razão da ação movida pelo SECCG.

“Frisamos que as condições acima estipuladas são relativas a Campo Grande-MS, enquanto as demais cidades do Estado deverão consultar o sindicato patronal local ou, caso não haja tal representante sindical local, consultar a Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul).

Veja também

Professores aprovados vão cumprir carga horária de 20 horas/aula, com salário inicial de R$ 4.190,82

Últimas notícias