Criança está em CTI e passa por exames

Médicos do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital Regional Rosa Pedrossian suspeitam de que a bebê, de um ano e cinco meses, que passou mal  no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Cristo Vida – na Vila Popular em – esteja com H1N1 ou Meningite. Nesta quinta-feira (6) a menina passa por exames para identificar a doença.

Segundo o padrasto da criança, Aldivan Martinez Machado, a bebê continua no CTI do hospital e o quadro clínico foi estabilizado.

“Eu e minha esposa fomos na visita ontem à noite porque não pode ter acompanhante no CTI. Os médicos disseram que ela está estável, mas eles suspeitam de que a bebê esteja com H1N1 ou Meningite. Eles ainda não têm certeza, estão fazendo exames”, relata.

Conforme informações da família, a bebê estava com sintomas de gripe já na terça-feira (4), quando passou o dia com a bisavó. À noite ela voltou para casa com a mãe e dormiu bem. Familiares afirmam que na manhã dessa quarta-feira (5), ela foi levada para o Ceinf e estava na creche quando sofreu uma broncoaspiração. H1N1 ou Meningite: criança que passou mal em Ceinf aguarda por exames

O padrasto da criança disse à equipe de reportagem do Jornal Midiamax que por volta das 10 horas de ontem, ele e a mulher foram informados de que a bebê passou mal e quando chegaram ao local ela já recebia socorro de uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel  de Urgência).

Em nota a assessoria de comunicação da Prefeitura informou de que a menina não estava sozinha e recebeu os primeiros socorros ainda no Ceinf. Confirmou que a bebê estava gripada e que, antes de ser levada para a creche, a mãe teria feito uma inalação na criança, mas que na creche ela engasgou com a própria secreção. 

A criança foi levada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida, mas teve de ser transferida para o Hospital Regional Rosa Pedrossian, onde permanece internada no CTI.

Broncoaspiração –

A broncoaspiração é definida como a aspiração de conteúdo gástrico ou corpo estranho na árvore traqueobrônquica, podendo causar traqueobronquite, pneumonite, infecções pulmonares e obstrução das vias aéreas por aspiração de material sólido.