Fazenda de eucaliptos atingida por incêndio será monitorada por 48 horas
Trabalho na área é de rescaldo e vigilância
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Trabalho na área é de rescaldo e vigilância
Após o combate do incêndio de grandes proporções que atingiu a fazenda de Boi Preto, em Ribas do Rio Pardo, distante 97 km da Capital, o Corpo de Bombeiros informou que a área deve ser monitorada pelas próximas 48 horas. Na manhã desta quinta-feira (14), surgiram novos focos de incêndio na área em que os bombeiros monitoravam.
Segundo o tenente-coronel Walemir Moreira Júnior, chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, explicou que o trabalho que está sendo feito na região é de rescaldo. A área atingida é de reflorestamento de eucaliptos, por isso, o local conta com muitos brigadistas que irão monitorar o perímetro queimado.
“O pessoal estava fazendo o trabalho de rescaldo. E tem que fazer vigilância da área por dois dias porque se surgir um novo foco, precisa combater”, explicou.
Conforme tenente-coronel, o horário mais preocupante do dia é das 13 horas às 16 para o surgimento de novos focos. “É crítico para incêndios devido a temperatura, ventos e baixa umidade”, disse.
Para combater o incêndio, foram utilizados pelo menos 5 caminhões com capacidade de 12 mil litros de água cada um e 30 brigadistas revezaram durante a ação.
Incêndio
Ainda não há estimativa de prejuízos e danos ambientais, mas, segundo o presidente da Reflore (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), Moacir Reis, mais de 2 mil hectares foram destruídos no incêndio. Deste número, pelos menos 500 hectares são de floresta enquanto os demais são de pasto e vegetação de reserva ambiental.
O fogo iniciou por volta do meio-dia de quarta-feira (13), mobilizando duas equipes da Capital para Ribas do Rio Pardo. Além do Corpo de Bombeiros, a situação foi acompanhada grupos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Reflora e PRF (Polícia Rodoviária Federal), que foi até o local para orientar os motoristas no trecho que passava pelo município.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Moraes proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto
A decisão foi motivada por notícias publicadas pela imprensa sobre solicitações de acesso
Polícia é acionada em casa com cães abandonados e filhote morto no Noroeste
Cães muito magros sem comida, além de um filhote morto
Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix
O Banco Central aprovou nesta quinta resolução que moderniza o tradicional boleto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.