Familiares de presos em MS fazem protesto por ‘irmãos’ de outros estados

Cerca de 20 pessoas participaram

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cerca de 20 pessoas participaram

Familiares de detentos, que cumprem pena em Mato Grosso do Sul, organizaram uma manifestação, na tarde desta segunda-feira (23), na Praça Ary Coelho, em Campo Grande. Com cartazes, o grupo pedia melhores condições para os presos em unidades prisionais de outros estados. 

Segundo uma das representantes, familiares de “irmãos” de Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e de Porto Velho (RO) entram em contato e o grupo que decidiu se mobilizar “para paralisar o Estado”.

Nos cartazes, pedidos para o fim da violência física e psicológica, uso de armas de choque e spray de pimenta e maus-tratos aos familiares nas visitas. 

-Ninguém está vendo o que está acontecendo. Eles [presos] estão sem atendimento médico, sem assistência social. Eles não estão pedindo regalias. Estão pedindo para pagar a pena de forma digna e como manda a lei. Ninguém está vendo, mas estão jogando preso contra preso. Queremos que alguém dos Direitos Humanos veja, diz a familiar.  

Ainda segundo os familiares de presos, que preferem não se identificar, a transferência dos detentos entre unidades nos estados, “desestabiliza as famílias”. 

Roraima, Rondônia, Amazonas e Rio Grande do Norte já registraram rebeliões entre detentos pertencentes às facções criminosas PCC (Primeiro Comando da Capital), que atua em São Paulo e Mato Grosso do Sul, e as duas rivais da facção paulista, o Comando Vermelho, do Rio de Janeiro e a Família do Norte, com presença nas regiões norte e nordeste. Os confrontos deixaram saldo de mortes e expuseram o caos carcerário no País. 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados